Conheça os benefícios que a prática do Pilates traz durante a adolescência

Entre eles, estão aumento de flexibilidade, correção de postura, melhora do sono, redução do estresse físico e mental e outros

“Os adolescentes estão mais suscetíveis às situações de risco para a coluna”

Quando Joseph Pilates criou o método pilates, ele criou algumas frases, dentre elas ele disse:
“Pilates desenvolve um corpo uniforme corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espirito”.(Revista Pilates).
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a adoslecência compreende o período que vai dos 10 anos aos 19 anos, período esse é dividido em pré adolescência iniciando a partir dos 10 aos 14 e adolescência entre 15 aos 19 anos. Eé nesse tempo que o adolescente vive grandes transformações físicas, psicológicas, hormonais, sociais e afetivas. Quando a criança está entrando na adolescência que ocorre entre os 10 aos 14anos,comintenso crescimento ósseo e muscular, gerando as modificações da composição corporal, surgem as dores musculares e articulares. Somados a esse crescimento existe ainda os fatores externos que influênciam nas dores da coluna, o uso de mochilas pesadas, mobílias escolares inadequadas, muito tempo sentado em frente atv e viodegames, o uso constante de tabletes e celulares.
Existe também o problema postural, essa que tem a causa no histórico genético, além da má postura adquirida pelos maus hábitos como sentar por horas de maneira incorreta, pesos excessivos das mochilas escolares,falta deatividades físicas, o que ocasiona o desenvolvimentos de alterações posturais como cifose, lordose e escoliose.
Como é de conhecimento geral o pilates é uma excelente atividades físicas para o adulto, gravidas, idosos e para reabilitação, ele pode entrar como alternativa de atividade física para o adolescente, visto que não trabalha com carga excessiva como a musculação, assim sendo não prejudica o seu desenvolvimento esquelético muscular.
O pilates será um ótimo aliado para condicionamento físico, e também pode prevenir lesões quando o adolescente já pratica outro esporte, uma vez que o pilatestrabalha força, flexibilidade e resistência. Os exercícios fortalecem as musculaturas responsáveis pelo equilíbrio do corpo, corrigem padrões neuromusculares e aumenta a amplitude de movimentos.
Quando o adolescente praticam pilates ele começa a adquirir consciência corporal, sendo assim melhorasua postura. Os movimentos precisos e suaves ajudam a relaxar a mente.São tantos os benefícios adquiridos tais como:
•Correção Postural
•Aumento da força muscular
•Melhora do sono e do estresse
•Prevenção dos desvios postural
•Aumento da flexibilidade
•Melhora da circulação sanguínea
•Melhora das dores do crescimento
•Ajuda no controle do peso
•Melhora da coordenação motora
•Promove o bem estar e relaxamento

Dra. Sueli M. de Oliveira
Fisioterapeuta