Conheça os benefícios que o Pilates traz durante o período menstrual

Por ser um método baseado no controle muscular, é possível adaptar os exercícios para qualquer pessoa

As cólicas menstruais estão presentes na vida da maioria das mulheres uma vez por mês, trazendo-lhes um grande desconforto. Toda mulher sofre ou já sofreu de cólicas menstruais pelo menos uma vez na vida quando passa a entrar em seu período fértil. Por mais que seja uma dor pela qual todas irão passar, é muito incômodo senti-la, pois, em alguns casos, ela pode afetar o desempenho diário e até mesmo debilitar. Quando uma mulher possui cólicas menstruais, ela faz de tudo para que essa dor seja aliviada de forma rápida porque o desconforto pode ser muito intenso em alguns casos. Em casos específicos com dores muito fortes, é importante que um médico especialista seja consultado para que ele possa avaliar o caso e receitar um tratamento adequado.
A prática do Pilates ajuda ou não a aliviar as dores durante o período menstrual? O método é uma grande alternativa para aquelas pessoas que não gostam de utilizar remédios para evitar dores no ventre, náuseas, cefaleia, cansaço e diarreia. Isso ocorre porque o Pilates possui movimentos que atuam diretamente na melhora do funcionamento dos órgãos pélvicos e extra pélvicos, como a bexiga urinária, as trompas, útero e intestinos. O Pilates também ajuda no melhor do equilíbrio hidroeletrolítico (fluidez entre os líquidos corporais) e as condições hemodinâmicas (fluxo sanguíneo), proporcionando uma melhora contínua das cólicas menstruais.
Quais são os exercícios que são recomendados para ajudar a aliviar as cólicas menstruais? Deitar de barriga para cima e levar os joelhos ao peito, segurando as duas pernas com as mãos; Deitada de barriga pra cima, juntar os pés e puxá-los o mais próximo dos glúteos, abrindo as pernas para fora.
Qualquer mulher pode praticar Pilates? Sim, todas as pessoas podem praticar Pilates. Por ser um método baseado no controle muscular, é possível adaptar os exercícios para qualquer pessoa, desde crianças até idosos, e de sedentários até atletas.
Quais são os outros benefícios que o Pilates traz quando praticado durante o período menstrual? Devido ao efeito relaxante do Pilates, a prática também diminui os efeitos psicológicos da TPM, como tensão, nervosismo, agressividade, mudança de humor, ansiedade, tristeza, sentimento de culpa, fadiga, desatenção, entre outros. Desta forma, as cólicas menstruais são amenizadas através dos exercícios do método, ajudando também no controle respiratório.

Vanessa de Almeida Camargo
Especialista em Saúde da Mulher
Crefito-3/ 131283-F
Active Pilates e Fisioterapia
Rua dos Expedicionários, 824, Centro, Sala 1 e Sala 2.