Conheça os cuidados a serem tomados e as vantagens da instalação do ar-condicionado

Você sabia que além de deixar a temperatura do ambiente muito mais agradável, o ar-condicionado ainda pode trazer vários benefícios à sua saúde? Além de esfriar ou aquecer o ar do ambiente, o aparelho possui muitas outras funções benéficas, Laércio Garcia de Oliveira Filho comenta as vantagens e os cuidados com o ar condicionado:

Realiza a purificação do ar: Os aparelhos de ar-condicionado modernos e com alta tecnologia — como os de carvão ativado— filtram o ar enquanto o purificam, mantendo o ar limpo por mais tempo. O ambiente fica livre de poluição e de outras sujeiras que antes estavam dispersas no ar; “o resultado é um ambiente mais saudável, beneficiando a todos, mas principalmente as pessoas com problemas respiratórios como rinite, sinusite, bronquite e asma” comenta Laércio.

Possui ação antialérgica: Vários modelos de ar-condicionado são capazes de combater o crescimento de fungos e outras substâncias que podem causar reações alérgicas, evitando e reduzindo sintomas como coceiras, espirros e irritações no nariz, nos olhos e na garganta, entre outras manifestações alérgicas, “no entanto, para que essa função seja eficaz, é fundamental manter o aparelho limpo. Uma forma de perceber a hora de limpá-lo é observando a presença de mau cheiro no ambiente ao ligar o aparelho” esclarece.

Aumenta a vida útil dos aparelhos eletrônicos: Essa é uma vantagem da função desumidificar do ar-condicionado. A umidade excessiva danifica o interior dos aparelhos por facilitar a ferrugem, “nesse caso, o ar-condicionado aumenta a vida útil dos aparelhos eletrônicos por impedir que o ar úmido entre em contato com as partes internas e com toda a fiação dos equipamentos” explica.

Aumenta o conforto dos ambientes: O ar-condicionado gera, comprovadamente, muito conforto e alívio do estresse do dia a dia, por permitir a manutenção da temperatura desejada a qualquer hora do dia, inclusive nos horários de sol intenso — ou ao contrário, em dias muito frios, quando tudo o que se deseja é um ar-condicionado com função de aquecer o ambiente.”Para aproveitar esse benefício, uma dica simples, mas valiosa, é direcionar as saídas de ar para que a brisa, fresca ou aquecida, se espalhe melhor, preenchendo todo o local. Além disso, feche portas e janelas para que o ar resfriado ou aquecido não saia do ambiente para fora ou para cômodos onde não há ninguém” aconselha.

Oferece multifuncionalidade: Em vez de ter um ventilador, um climatizador de ambientes e um aparelho para filtrar o ar, convém investir em um só eletrodoméstico que faça tudo isso: regula a temperatura, filtra e controla a umidade do ar, para mais ou para menos. Laércio diz que, “uma das maiores vantagens do ar-condicionado é que ele reúne todas essas funções”

Evita a desidratação corporal: Por manter a umidade do ar constante, o ar-condicionado colabora para evitar a desidratação corporal. Esse benefício ocorre porque em ambientes com a umidade ideal o corpo não sua muito, evitando que se perca água pelo suor. “Todos se beneficiam, mas os idosos, os bebês, as crianças e os indivíduos adoentados são os mais favorecidos, pois são os que mais sofrem com os efeitos da desidratação”alerta Laércio.

Favorece o sono: Nos quartos, esses aparelhos garantem uma noite de sono agradável, com sono intermitente, pois eliminam a necessidade de acordar no meio da noite para tirar ou colocar peças de pijama ou ligar e desligar o ventilador pelo calor ou frio excessivo. Essa vantagem do ar-condicionado pode influenciar, inclusive e diretamente, o nosso desempenho nas atividades cotidianas no dia seguinte, já que uma noite bem-dormida é revigorante.

Evita a entrada de insetos e de poeira: Em geral, o calor nos obriga a abrir as janelas para que a brisa entre nos ambientes, mas com o ar-condicionado é o contrário: ele nos faz fechá-las, e isso representa uma grande vantagem. Com as janelas e portas fechadas não temos visitantes indesejados, como os insetos. Assim pernilongos, moscas e mosquitos da dengue e da zica ficam longa da nossa casa. Além dos insetos, também ficam do lado de fora a poeira significando uma casa mais limpa e com menos risco de alergias.

Diminui o barulho externo: além dos insetos e da poeira, ao manter as janelas fechadas também nota-se a diminuição da entrada do barulho que vem de fora. Para quem mora em avenidas muito movimentadas ou locais barulhentos, essa qualidade do ar-condicionado soa como um promessa de alívio para dores de cabeça, para conseguir descansar mais diariamente e se livrar do estresse diário.

Láercio Garcia de Oliveira Filho Eletrotécnico – Eletrosat (19) 996311555

Aumenta o rendimento no trabalho: Laércio afirma que já existem alguns estudos científicos que mostram a existência de uma relação direta entre a diminuição de produtividade e a temperatura do ambiente de trabalho ou de estudo. “Descobriu-se que se a temperatura estiver mais baixa do que 22°C ou mais alta do que 26°C, a produtividade pode cair consideravelmente.Embora interessantes pela precisão dos valores de temperatura, nós nem precisamos de pesquisas para saber que ninguém consegue render eficientemente no trabalho ou nos estudos sentindo muito frio ou muito calor, não é mesmo?” completa.

Para que o ar-condicionado seja benéfico, é fundamental que ele esteja sempre limpo, e as manutenções periódicas que constam no manual de instruções sejam sempre realizadas.
“Além disso, muita gente tem receio de adquirir o aparelho por causa dos gastos com energia, mas existem modelos como o Inverter que podem ser uma opção bem mais econômica” conclui.