Conheça os cuidados com os automóveis durante as férias

Durante o mês de julho é muito comum as pessoas aproveitarem o período de férias escolares para viajar com os filhos. Entretanto, antes de arrumar as malas é importante que o proprietário do automóvel se atente a alguns cuidados, mesmo se for viajar com o veículo ou deixá-lo estacionado na garagem.

Se for viajar com o automóvel da família, o mecânico Fábio Castro aconselha que seja feita uma manutenção preventiva antes de viajar. “Toda vez que for seguir viagem é importante fazer uma revisão completa no veículo, avaliando o sistema de freios, pneus, suspensão, motor, sinalizadores (farol, lanterna, etc.) e, em caso de situações adversas, palhetas macaco, estepe, extintor, entre outros”. Este procedimento é importante pois evita que a viagem seja interrompida por falhas na parte mecânica do veículo e ajuda a diminuir as chances de acidentes de trânsito. “Sendo assim, a manutenção preventiva é necessária para que o condutor e seus familiares tenham uma boa viagem e não passem por transtornos durante o período de férias”, reforça Fábio.

Caso aconteça o oposto e, ao invés de viajar com o automóvel, o proprietário resolva deixá-lo parado na garagem por muitos dias, é necessário que o mesmo também receba alguns cuidados. “Caso o veículo fique estacionado por mais de vinte dias, é interessante que o proprietário leve o automóvel a um centro automotivo de confiança para que sejam avaliados os níveis de fluídos”, explica o mecânico. Além disso, ao voltar de viagem e dar partida no veículo, o condutor deve trafegar em “marcha lenta até acionar os eletroventiladores”.

Em caso de viagens longas, por exemplo, é recomendável que o tanque de combustível esteja abastecido com pouca quantidade de gasolina, pois em 30 dias, a mesma envelhece e estraga. “Neste caso é necessário que, antes de funcioná-lo novamente, seja feita uma higienização no tanque de combustível”, salienta o mecânico.

Outros detalhes que devem ser levados em consideração em automóveis que ficarão estacionados por vários dias são os pneus e a bateria. Os pneus devem ser calibrados, além da medida recomenda pela montadora fabricante, antes do período que o automóvel ficará estacionado. Este procedimento é indicado pois o mesmo perderá pressão com o passar dos dias. Já a bateria deve ser desconectada. “Para tal procedimento, basta desligar o veículo, localizar e soltar o cabo do polo negativo. Desta forma é possível evitar que a bateria esgote toda a sua carga”, explica Fábio.

Vale ressaltar que qualquer procedimento mecânico e/ou elétrico deve ser feito por um profissional capacitado e que “o valor da revisão varia de acordo com a necessidade de cada automóvel, assim como o tempo de realização é determinado de acordo com a quantidade de serviços prestados”.

Centro Automotivo Fábio Car
Rua Vitor Leflock, 55
F. (19) 3812-1732