Conheça os cuidados para se ter com gatos de estimação

Apesar de autônomos, os felinos são animais passivos de atenção e que demandam muitos cuidados. Uma má alimentação pode ser tão prejudicial à vida do gato quanto uma castração fora de época.
Segundo o veterinário Adriano Coghi Poletti, buscar uma boa ração é de suma importância. “Eles são, por natureza, carnívoros. Se dermos uma ração de baixa qualidade, é provável que ela contenha muito carboidrato, algo puramente prejudicial à saúde do felino. O ideal é utilizar rações Super Premium, que possuem baixo índice de carboidrato e muitas proteínas”, explica.
O consumo de carboidratos pode ocasionar problemas como queda de pelos, diminuição da expectativa de vida animal além de sujar os dentes do animal e facilitar problemas renais. “Não há vantagem alguma em dar carboidratos a um gato”, alerta Adriano.
Para o especialista, ideal é buscar rações de boa qualidade, mesclando sachês e muita água. “A alimentação do felino mudou. Hoje, ele consome alimentos secos, mas sua natureza o obriga a buscar algo com umidade. Para isso, compre sachês, de preferência Royal Canin, para suplementar. Deixe sempre água limpa e, se puder, água corrente. Isso incentiva o felino a ingerir líquidos e o beneficia demais”, esclarece.
Castração
A castração é outro fator a ser levado com grande cuidado. Uma cirurgia fora de época pode ocasionar sérios problemas ao animal, principalmente, no que se refere ao crescimento geral de seu corpo.
Adriano explica que o felino adentra a vida adulta após 12 meses, mas que a castração a partir dos 10 meses já é segura. Em casos de demarcação de território dentro da própria residência, ou o desejo de sair e explorar com risco e intensidade o ambiente externo da casa, a castração pode ser realizada mais cedo, porém, não antes do amadurecimento corporal do felino.
Se efetuada no período correto, a castração do animal mostra-se muito benéfica, já que diminui os estímulos e hormônios, tornando o animal mais recluso, além de manter o controle populacional do animal. “Para as fêmeas, previne diversos tipos de tumores na região da mama e dos ovários”.
Além disso, mesmo que o animal não se torne recluso após castrado, é interessante que o dono não permita que ele frequente ruas e telhados.
Vacinas
Anualmente, todo felino deve receber a vacinação da quíntupla felina e anti-rábica. “A quíntupla felina protege contra cinco doenças, dentre elas a clamidiose, que é transmissível ao homem. Ela deve ser aplicada em animais acima de 2 meses, e suas duas doses devem ter um intervalo de 20 dias. Já a anti-rábica é extremamente necessária para o gato, pois este é mais propenso a contrair raiva. Sua natureza predadora o incita a isto”.
A vermifugação deve ser feita a cada seis meses e o controle de pulgas sempre deve ser visado. “Gatos não podem ter pulgas, por isso, fique atento”, finaliza.

 

Dr. Adriano Coghi Poletti
Médico Veterinário
Clínica Vila Bicho
Fone: (19) 3882-3422