Conheça os hábitos que podem prejudicar a suspensão

Trafegar nas ruas de Cosmópolis exige máxima atenção por parte dos motoristas – não somente no cumprimento das regras e na segurança própria e de terceiros, mas devido aos inúmeros buracos, das mais variadas extensões, que nos deparamos diariamente ao redor de todo o município.

É deles grande parte dos danos causados no sistema de suspensão dos veículos. De acordo com o mecânico e empresário André dos Santos Campos, as principais consequências afetam diretamente algum componente da suspensão e também o alinhamento e balanceamento, fáceis de serem notadas na dirigibilidade do veículo. “O recomendado é sempre manter uma revisão regular para que os componentes danificados não acarretem em mais prejuízos na hora da manutenção”, indica ele.

Conforme recomendação de alguns fabricantes, a revisão do veículo deve ser feita entre cinco e dez mil quilômetros rodados. “Portanto, pode-se definir um meio termo entre essa indicação: em torno de sete mil quilômetros, a revisão pode ser feita”, aconselha o profissional.

Em casos de veículos transitarem por valetas, lombadas ou buracos mais fundos, sugere-se a revisão de todo o sistema de suspensão. “Apesar dos itens mais comuns de desgastes ocasionados pelas más condições das vias serem os desgastes de pneus e amortecedores, a revisão deve ser feita para verificar as condições de uso das peças e prevenção de desgastes de outras”, adverte o mecânico.

É importante também que o motorista se atente aos “sintomas” que o veículo possa apresentar, tais como: ruídos, dirigibilidade alterada, etc. “É aconselhável efetuar o alinhamento e balanceamento a cada sete mil quilômetros. Lembrando que esses são fatores importantes a serem observados para que a estabilidade e segurança não sejam comprometidas”, acrescenta.

Os ruídos podem ser consequência de diversos problemas, em componentes como rolamento, pneu desgastado, entre outros. “Se o amortecedor estiver danificado, por exemplo, o motorista já irá sentir certo desconforto para dirigir, como se o carro ficasse mais ‘duro’”, informa André. Ele acrescenta, ainda, que problemas como esse no amortecedor acabam acarretando no desgaste irregular dos pneus, que são os que recebem todo impacto.

Componentes danificados, inclusive, podem danificar outros componentes e agravar a situação dos que já estão apresentando problemas. “Por exemplo, se ‘estourar’ o amortecedor e a manutenção não for feita a tempo, a estabilidade do carro pode ser comprometida e, consequentemente, sua segurança”, adverte o mecânico.

Outra atitude que prejudica a suspensão é o excesso de peso do veículo, que força o sistema e traz sérios danos. “Ultrapassar a carga máxima permitida prejudica a suspensão, o amortecedor, a mola, entre diversos outros componentes. Deve-se andar de acordo com a carga especificada pelo fabricante de cada modelo de carro”, recomenda o profissional.

André dos Santos Campos Mecânico e Empresário Caster Auto Center Fone: (19) 3882-3629

André dos Santos Campos
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