Conheça os métodos para adquirir uma boa dicção

Muitas pessoas têm preconceito com quem pronuncia mal as palavras e acaba dando menos credibilidade aos assuntos transmitidos por tais pessoas

“A leitura super-articulada também favorece uma dicção correta”

Mayara Garcia Toffoli Fonoaudióloga Clínica Aprimoramento em Surdez

Esse novo modo de ver o mundo pode ser denominado como era da informação digital ou era da comunicação virtual, vivenciando esse novo tempo, no qual dependemos muito mais de tecnologia para transmitir informações. Os vídeos e gravações estão sendo cada dia mais utilizados, requerendo do ser humano cada dia mais uma boa dicção.
Uma boa dicção requer a união de três fatores: respiração adequada, aquecimento da musculatura facial e da língua. É preciso aprender a respirar corretamente e articular adequadamente cada palavra, para assim, transmitir com êxito a mensagem ao interlocutor.
Problemas de dicção interferem muito na comunicação pessoal, já que muitas pessoas têm preconceito com quem pronuncia mal as palavras e acabam dando menos credibilidade aos assuntos transmitidos por tais pessoas, mesmo que o assunto seja mais rico e importante.
Os problemas de dicção podem acontecer devido a fatores físicos. No entanto, na maioria dos casos, eles são vícios de linguagem, que podem ser superados através da prática e da orientação de um profissional fonoaudiólogo.
Quando se trata da voz, o equilíbrio é sempre a melhor escolha, tanto em relação ao volume quanto o ritmo, uma vez que nada melhor que falar pausadamente e em um tom de voz moderado.
Para melhorar a dicção, existem alguns exercícios que o fonoaudiólogo está autorizado a indicar em terapia, por isso, sempre que necessário, procure um fonoaudiólogo para receber mais orientações. O trava-línguas é uma ótima forma de trabalhar a articulação da língua e músculos da face. Dessa maneira, é possível conseguir pronunciar palavra por palavra, sem atropelar ou emendar o fim de uma com o início da outra, um exercício eficaz para o relaxamento vocal é feito com o treino da nasalização, apoiando os dedos polegar e indicador sobre o nariz, com a boca fechada, imite o zumbido de uma abelha por cerca de um minuto.
A leitura super-articulada também favorece uma dicção correta; sendo assim, temos mais uma atividade envolvendo leitura, que traz inúmeros benefícios para a vida.