Conheça os principais cuidados e como fazer a higienização de cada tipo de prótese

Criar uma rotina de higienização da prótese removível é um dos cuidados mais importantes não só para uma boa conservação dessa estrutura, mas também para a saúde bucal em geral. O ideal é higienizar logo pela manhã, após as refeições e antes de dormir.

Atenção na escovação
O primeiro conselho é sempre escovar a prótese, mas nunca diretamente na boca. “O certo é remover a prótese da boca e escová-la na mão”, afirma o dentista Caio Prado. O ideal é enxaguar o utensílio para remover restos de comida e, em seguida, realizar a escovação.
É importante lembrar que esse ritual deve ser feito sempre após todas as refeições e, de preferência, com o uso de uma escova de cerdas macias. Sobre o que usar, o dentista Caio Prado esclarece que “existe material próprio para se fazer a higiene, mas ela também pode ser feita com creme dental”.

Cuidado para que
a prótese não caia
Além de manter a prótese sempre limpa, é importante ter atenção todas as vezes em que ela for retirada da boca. “Devemos ter cuidado com quedas, uma vez que, além de fraturar, ela pode ‘empenar’ e não mais encaixar na boca”, alerta Caio. Por isso, ainda que acidentes aconteçam, um pouco de precaução é sempre bem-vinda.

Guarde-a da forma correta
A prótese passa boa parte do tempo na boca e, segundo o dentista Caio, é assim que deve ser, a não ser à noite. Antes de ir dormir e após realizar a limpeza, a prótese dentária deve ser guardada em local seguro. “Quando não estiver em uso, ela pode ser mantida em recipiente plástico apropriado, mas é importante não deixá-la secar”. Assim, lembre-se de colocar a estrutura em um recipiente com água ou solução própria para próteses.

Para os pacientes que usam próteses fixas, sejam fixas sobre algum dente ou fixas sobre implantes, a higiene bucal deve ser realizada da mesma forma como de costume, porém, dando uma atenção especial aos pilares e nas áreas de cimentação. “Nestas regiões, deve-se utilizar fio dental Super Floss e escovas interdentais. Nos casos de pontes fixas, deve-se passar o fio dental e a escova interdental sob essas peças”, indica o profissional. Desta forma, você também protege sua gengiva de possíveis problemas, como a própria gengivite.

Não deixe de ir ao dentista
Mesmo sendo de cerâmica ou de resina, o portador de prótese fixa precisa visitar seu dentista da mesma forma quando tinha um sorriso natural. O dentista Caio conta que os procedimentos são os mesmos. “Durante as revisões com o Cirurgião-dentista, além do exame clínico apurado, raspagem para remoção do tártaro e profilaxia realizados rotineiramente, devem ser feitos exames radiográficos específicos para se avaliar a adaptação e possíveis infiltrações nas próteses fixas”.

Outros cuidados

Dr. Caio César Soares Prado.
CRO-SP 102.306
Dentistas Para todos
Fone: 3812 5060

Na hora de comer ou de praticar algum esporte, você pode até esquecer de tomar cuidado com seu sorriso, mas a questão é que depois do ato existem as consequências. Mastigar um alimento mais durinho sem cuidado ou perder algumas calorias treinando artes marciais, esquecendo de usar o protetor bucal, acaba sendo um risco para os dentes. Então, é bom ficar de olho nesses pequenos hábitos do dia a dia. Tenha mais atenção e não deixe de preservar seu poderoso sorriso.

Visite seu dentista regularmente
Por fim, caso ainda exista alguma dúvida, ou algo errado tenha sido notado na prótese, a recomendação é procurar um dentista. Se correções forem necessárias, ele é a pessoa mais indicada para fazer qualquer reparo. A saúde bucal precisa ser acompanhada de perto para que tudo esteja sempre em ordem.