Conheça os principais sistemas mecânicos do carro

Com a chegada das férias de fim de ano, é muito importante fazer uma boa revisão

Basicamente, os sistemas mecânicos do carro são divididos em cinco categorias: Motor, Transmissão, Sistema de Direção, Suspensão e Freio. Iremos conhecer um pouco de cada um deles.
• MOTOR: responsável por transformar energia térmica proveniente da queima do combustível (Etanol, Gasolina, GNV etc..) em energia mecânica. O funcionamento de um motor, a princípio, é bem simples, depende basicamente de três outros subsistemas, como a alimentação de combustível, a ignição e a lubrificação.
• TRANSMISSÃO: este sistema é indispensável para o veículo. Ele recebe a energia mecânica gerada pelo motor através da combustão, modula e transmite essa energia para a roda. Basicamente, a transmissão é composta por embreagem, caixas de marcha e transferência, eixo cardã e diferencial (em alguns casos).
• SISTEMA DE DIREÇÃO: o motor e a transmissão por si só já são capazes de colocar um veículo em movimento. O sistema de direção entra nesse processo para dar ao motorista a capacidade de direcionar o veículo, ou seja, de fazer as curvas e manobras. Por meio da rotação do volante é possível controlar a caixa de direção, as colunas e a barra de direção, fazendo com que as rodas e pneus girem nos eixos do carro.
• SUSPENSÃO: O sistema de suspensão é um conjunto de componentes que atua em tempo integral, tem a função de manter as rodas em contato com o solo e absorver as irregularidades, trazendo um conforto e segurança para os ocupantes do veículo. É composta por alguns componentes móveis, alguns bem conhecidos, como, por exemplo, as molas, os amortecedores, os pivôs, as bandejas.
•FREIO: com todos esses sistemas citados acima atuando no veículo, agora chegou a hora de parar o veículo. É aí que entra o sistema de freio, composto por alguns componentes, como o freio de serviço, que é representado pelo pedal do carro; o freio de estacionamento, também conhecido como freio de “mão”; e o freio motor, acionado pela redução de marchas do veículo. Também fazem parte desse sistema componentes como as pastilhas, os discos de freio e óleo do sistema de freios, que deve ser trocado periodicamente e de acordo com as recomendações do fabricante.
Todos estes sistemas têm grande importância no funcionamento de um carro. Não devemos nos esquecer de cuidar de sua manutenção preventiva. Com a chegada das férias de fim de ano, é muito importante fazer uma boa revisão nesses cinco sistemas citados na matéria, pois, a nossa segurança e da nossa família deve estar em primeiro lugar.

Adriel Nogueira de Azevedo, mecânico de automóveis