Conheça os problemas que o hábito de roer as unhas pode causar à saúde bucal

Os principais problemas são o desgate do esmalte dentário e a trinca dental influenciada pela força de praticar o ato constantemente

Amanda Gama Romanezi Cirurgião Dentista, Clínico Geral CRO SP: 130025 Dentista para Todos Rua Dr. Campos Sales, 456 – Centro

O hábito de roer as unhas, chamado de onicofagia, é caraterizado por um transtorno que está ligado ao nervoso, ansiedade e estresse. A prática deste ato parece ser inofensiva, porém, ao contrario do que muitos pensam, pode causar diversos danos para nossa saúde, principalmente, a bucal. Na unha, temos presença de diversas bactérias que entram em contato com a boca. Estas bactérias, além de caírem no estômago e intestino, podem levar ao desgaste do esmalte dentário, que tem como uma das suas funções proteger a dentina e a quebra, ou até mesmo a trinca dental, influenciada pela força de praticar o ato constantemente.
É comum pessoas com onicofagia serem portadoras de bruxismo (ato de ranger os dentes durante o sono), sendo necessário e indispensável o diagnóstico e tratamento com um cirurgião dentista para estes casos. Além disto, a unha em contato com a mucosa bucal e gengiva, pode lesionar os tecidos moles, levando a retrações gengivais, sangramentos, feridas, como também ao mau hálito pela presença de bactérias na unha.
A onicofagia também pode prejudicar e afetar a raiz dental, levando, por exemplo, a reabsorções radiculares. Este hábito, que parece ser muitas vezes nocivo, esconde diversos efeitos maléficos para saúde e que deve ser tratado e prevenido, devendo partir primeiramente do empenho e determinação da pessoa portadora deste vício.