Conheça os riscos da obesidade em cães e gatos

Animais obesos podem apresentar maior dificuldade para a auto-higiene

Natalia Idalgo de Queiroz
Médica Veterinária
CRMV-SP 23.967

A obesidade é uma das doenças mais frequentes em cães e gatos atualmente. Considera-se que o animal é obeso quando seu peso está pelo menos 20% maior do que o ideal. Quando o animal apresenta entre 10 e 20% de excesso de peso, encontra-se em sobrepeso.
Esta é resultante de um desequilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia. Alguns fatores de riscoa afetam esse equilíbrio, como o sedentarismo, aspectos ambientais, o oferecimento de petiscos com altos níveis de gordura e até mesmo a castração, que pode diminuir a necessidade energética diária do animal.
Alguns problemas de saúde podem ter como causa a obesidade, como é o caso de distúrbios endócrinos, como o diabetes.
Já outras doenças podem ser agravadas pela obesidade, como por exemplo, as doenças cardíacas, já que o excesso de peso pode acelerar o processo degenerativo no coração.
O acúmulo de gordura pode ser perigoso para algumas raças com certos problemas respiratórios já existentes. Por exemplo, cães e gatos braquicefálicos (com o focinho achatado), que sofram com colapso de traquéia, prolongamento de palato mole e broncopatias crônicas. A gordura pode se instalar em regiões que dificultam a respiração, como na região cervical ou na região abdominal comprimindo o diafragma.
Assim como nos seres humanos, a obesidade provoca uma sobrecarga sobre as articulações. Cães filhotes com excesso de peso têm maior probabilidade de sofrer de displasia coxofemoral, enquanto os cães mais velhos podem sofrer de osteoartrite. Animais acima do peso têm maior probabilidade de romper ligamentos e fraturar ossos.
Animais obesos podem apresentar maior dificuldade para a auto-higiene, o que leva a desenvolver problemas de pele e aumento de odor corporal. Quando não conseguem lamber e higienizar seus órgãos genitais, podem desenvolver cistite com mais facilidade.
Como o tecido adiposo (de gordura) também atua como isolante, cães e gatos com excesso de peso apresentam maior probabilidade de sofrerem de exaustão em temperaturas elevadas. Reduzindo ainda mais a capacidade de exercícios em dias quentes.
A obesidade aumenta o risco em cirurgias pela maior duração dos anestésicos no tecido adiposo, e também diminui a expectativa de vida do animal.
Além de causar e provocar doenças graves, a obesidade também pode ser um sintoma de problemas metabólicos como o hipotireoidismo e o hiperadrenocorticismo (Síndrome de Cushing).
Portanto, cuidar para que seu animal não fique obeso, ou perceber e procurar ajuda de um veterinário caso ele já esteja,são formas de prevenir riscos à saúde, melhorar sua qualidade de vida e até mesmo prolongar sua expectativa de vida!