Conheça os sintomas da menopausa precoce

Os sintomas da menopausa precoce são os mesmos da menopausa comum, aparecendo problemas como secura vaginal e ondas de calor, que se iniciam antes dos 40 anos de idade.
Assim, é preciso estar atenta aos seguintes sinais e sintomas que podem indicar menopausa precoce:
•Insônia
•Secura Vaginal
•Oscilações de humor
•Diminuição da libido
•Menstruação irregular
•Aumento de peso
•Osteoporose
•Falta de energia
•Depressão

Apesar de serem os mesmos da menopausa, é comum que eles sejam sentidos com mais intensidade devido à brusca interrupção na produção dos hormônios sexuais.
A reposição hormonal é o tratamento de escolha em casos de menopausa precoce, e é feita através do uso de medicamentos à base do hormônio estrogênio, responsável por regular o ciclo menstrual e prevenir complicações como osteoporose e doenças cardíacas, que são mais frequentes em mulheres com menopausa precoce.
Além disso, é importante praticar regularmente atividade física e fazer uma alimentação equilibrada, evitando o consumo de doces, gorduras e produtos processados e comida congelada, para evitar o ganho de peso excessivo e aumentar o consumo de alimentos integrais, sementes e produtos de soja na dieta, pois, eles auxiliam na regulação hormonal.
Como a menopausa está ligada ao fim dos folículos ovarianos, a dúvida para as mulheres que tiveram menarca precoce é saber se elas também entrarão no climatério mais cedo. Ou seja, há relação em ter menstruado cedo e ter uma menopausa precoce?
A resposta é não. Não há evidências científicas de que ter uma menstruação precoce possa estar relacionado à menopausa precoce.
A menopausa precoce pode ter consequências na vida da mulher, assim como:

Dificuldade para
engravidar
Com a redução da fertilidade, a principal consequência da menopausa precoce é a dificuldade de engravidar. Como neste momento há um desequilíbrio hormonal e uma redução da atividade ovariana, as chances da mulher engravidar reduzem drasticamente, mesmo estando em uma idade que é considerada fértil.
O principal problema, consequentemente, é que cada vez mais mulheres deixam para engravidar mais tarde e, quando a menopausa precoce surge, esses planos passam a possuir barreiras muito maiores.

Envelhecimento precoce

Dr. Rodrigo de Angelis
Ginecologista
CRM: 96086
Medclin Cosmópolis

Hormônios desregulados também levam ao envelhecimento precoce da pele, que pode se tornar mais seca, mais áspera e mais flácida. Embora este seja um processo natural para a maioria das pessoas com o passar do tempo, a menopausa precoce é capaz de acelerar esses efeitos.

Diminuição da libido
Assim como acontece na menopausa, a menopausa precoce traz como consequência uma possível diminuição da libido, ou seja, do desejo e apetite sexual. Isso pode fazer com que a mulher tenha seus relacionamentos afetados e sua vida sexual, sem os devidos cuidados, também desacelera por causa das mudanças do corpo.

Risco de depressão
Também é muito comum que, durante a menopausa precoce, a mulher seja surpreendida com o diagnóstico, já que não costuma ser algo esperado. Isso significa que, sem o acompanhamento médico ideal, a mulher pode não saber que está passando por esse processo e, com isso, se sentir ainda mais afetada por todas as mudanças que a diminuição dos níveis de hormônios causa.