Conheça um pouco sobre a dieta Low Carb

Método consiste no baixo consumo de carboidratos e no aumento de proteína

Daniele Scarpa Brandão
Nutricionista clínica
CRN: 61088/P
Total Clínicas: Rua dos Expedicionários, nº 1378

Primeiramente, é necessário entender que o fundamento da Dieta Low Carb não é retirar totalmente o carboidrato da alimentação. O termo “low” significa baixo, ou seja, é uma estratégia alimentar baseada apenas na redução da quantidade de carboidratos totais da dieta, sendo restrita a no máximo 40% da composição alimentar.
•Todas as pessoas podem fazer?
Não. Ela é indicada, principalmente, para indivíduos com doenças crônicas, como diabetes mellitus tipo 2, esteatose hepática, mulheres com síndrome do ovário policístico, entre outras que envolvem resistência à insulina. Além dessas pessoas, a estratégia também pode ser utilizada para quem deseja emagrecer, desde que siga as orientações de um profissional capacitado.
•Quais as indicações antes de começar a dieta?
O ideal é iniciar essa estratégia já tendo hábitos alimentares saudáveis que consistem, principalmente, em dar prioridade ao consumo de alimentos in natura (frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leguminosas, castanhas), na restrição de alimentos industrializados e refinados, moderação no consumo de doces e açúcares e de bebidas alcoólicas.
•Quem faz dieta a Low Carb pode malhar?
Sim, não há restrição quanto aos exercícios físicos, mas lembrando que esta dieta não é indicada para indivíduos que visam o aumento de massa magra.
•Quais os alimentos que são restritos nessa dieta?
Não existe um alimento que é restrito, pois o que realmente leva-se em consideração é o contexto alimentar de todas as refeições. Porém, nesta estratégia, deve-se preconizar o consumo de legumes, verduras, hortaliças, carnes e raízes e frutas de baixo índice glicêmico.
•Pode fazer dia do lixo ou refeições livres na dieta Low Carb?
O ideal é não fazer dia do lixo em nenhum tipo de dieta. Todos devem ter hábitos alimentares saudáveis para que, vez ou outra, permitam-se fazer refeições livres.
•É preciso fazer algum tipo de jejum?
Não é uma regra realizá-lo, mas, caso o indivíduo sinta vontade e houver necessidade, o jejum pode ser associado à estratégia Low Carb.
•Adoçantes podem ser consumidos?
Sim, não há nenhum tipo de restrição quanto a este ingrediente culinário.
•Quais frutas são mais indicadas para quem faz a dieta?
As que possuem baixo ou médio índice glicêmico, como: ameixa fresca, cereja, maçã, pera, kiwi, pêssego, laranja, uva e morango.