Conhecendo mais sobre a arte ‘Drag’

Performances, festas e espetáculos são conhecidos por sua energia contagiante, humor e habilidades artísticas

Juh Brilliant
Escritor, pedagogo e fotógrafo
@juh_brilliant

A expressão artística drag queen tem ganhado cada vez mais destaque na sociedade contemporânea. Porém, muitas pessoas heterossexuais não estão familiarizadas com o tema ou termo. Aqui, explicarei o que é a arte drag de fato, proporcionando uma compreensão maior sobre esse universo tão fascinantee, ainda assim, muito desconhecido.
Primeiramente, é importante compreender que a arte drag é uma forma de expressão artística que se baseia na performance de gênero. Drag queens são artistas que se caracterizam através de roupas e maquiagens exuberantes, geralmente associadas ao universo feminino, mas não necessariamente, pois existem outras maneiras de se performar drag. Essa transformação visual é acompanhada por uma performance, onde a drag queen interpreta personagens, uma persona, canta, dança e/ou dubla para o público.
É importante ressaltar que a arte drag não está restrita apenas à comunidade LGBTQIAPN+. Drag queens podem ser pessoas de qualquer orientação sexual e identidade de gênero, afinal a essência da arte drag está na liberdade de expressão que transcende as barreiras impostas pela sociedade cis hetero normativa: além de ser visualmente impactante, é também uma ferramenta poderosa de quebra de estereótipos.

Aquaria, a campeã da décima temporada de Rupaul’s Drag Rac e Juh Brilliant

Ao desafiar as normas tradicionais de masculinidade e feminilidade, que são construídas ao longo da história da humanidade, as drag queens instigam reflexões sobre a fluidez e a diversidade de identidades de gênero – racham todo um sistema binário que perpetua preconceitos e nos coloca, a todos, em caixinhas com rótulos, sendo, demasiada e inevitavelmente, excludente.
A revolução trazida por esta arte está, então, na desconstrução de preconceitos e na promoção da igualdade dentro do diferente. A comunidade drag abre espaço para a diversidade e encoraja a sociedade a se questionar. Além disso, é uma forma de entretenimento e empoderamento. As performances, festas e espetáculos drag são conhecidos por sua energia contagiante, humor e habilidades artísticas – e transmitem mensagens de amor próprio, aceitação e inclusão, inspirando pessoas por onde passam.
É fundamental e necessário que as pessoas heterossexuais – todas as pessoas, na verdade – busquem conhecer e compreender a arte drag, pois isso contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa. Ao se informar sobre esse universo, é possível promover diálogos abertos e acolhedores. Ao conhecer e apreciar a arte drag, abrimos caminho para a contribuição da construção de uma sociedade mais inclusiva e, por consequência, humana!

Reality Show: Rupaul’s Drag Race (Netflix e WOW Presents Plus).
Filme: Priscilla, a Rainha do Deserto (Prime Video).