Conhecendo melhor a bateria do veículo

Os maiores consumidores da bateria são os acessórios eletrônicos

Adriel Nogueira de Azevedo Mecânico de Automóveis Rua Gustavo Epprecht, 386 – Cosmópolis F. (19) 3872-4249 contato@azevedoscar.com.br

Para falarmos sobre a bateria, precisamos conhecer sua estrutura. Ela é formada por placas de chumbo e solução de ácido sulfúrico, que ficam alojados dentro de uma caixa plástica. A bateria é uma fonte acumulativa de energia, que é fornecida por um gerador, chamado alternador. O alternador é o responsável por fornecer a corrente necessária aos acessórios elétricos e manter a carga da bateria adequada. Quando ele não funciona bem, utiliza mais energia da bateria que o normal, reduzindo a vida útil da bateria, por isso, é fundamental, para ter uma boa durabilidade da bateria, que o alternador funcione corretamente. Recomendamos fazer verificação periódica das condições de funcionamento do alternador e do desgaste da bateria, em um profissional capacitado.
Os maiores consumidores de energia da bateria são os acessórios eletrônicos, exemplo o rádio, o alarme, os rastreadores e outros componentes elétricos. Vale ressaltar, ainda, os componentes eletrônicos, que nunca ficam desligados. Ex.: módulo de injeção eletrônica e outras centrais existentes no sistema eletrônico do veículo, são componentes do veículo que possuem a chamada corrente de stand by, necessária para memória dessas centrais. Também consome muita energia da bateria, a luz interna acesa, rádio ligado, que contribui para a descarga antecipada. Isso porque eles consomem energia da bateria quando o veículo está desligado, ou seja, com o motor parado, o alternador não está gerando energia.
Outra dica importante é antes de instalar qualquer acessório, como um som mais potente, é preciso verificar a capacidade máxima da bateria e do alternador.
Um problema bem comum é deixar o veículo sem uso por muito tempo, também consome energia da bateria. Nesse caso, se o veículo ficar parado por mais de 10 dias, em veículos mais antigos, há a possibilidade de desligar terminal negativo da bateria, evitando que ela descarregue, afim de não comprometer sua vida util. Mas, em veículos mais modernos, não é recomendado desligar a bateria, pois, existem muitos componentes no veículo que requerem programação e ou configuração, e ao desligar a bateria, o veículo perde todos os parâmetros de referência.
Por isso, antes de desligar a bateria, leia o manual do veículo ou se informe com seu mecânico de confiança.
Para dar vida extra para bateria, recomenda-se, ao dar a partida no veículo, desligar alguns componentes que possam estar ligados, como, por exemplo: rádio, farol e ar condicionado etc., para que não haja um consumo excessivo de energia da bateria durante a partida.
O prazo médio de duração das baterias é de 2 a 3 anos. Mas, muitas baterias podem durar 4 ou 5 anos sem problemas. Tudo depende dos cuidados que se toma e da quantidade de equipamentos que ela tem que acionar e da sua própria qualidade, por isso que, ao se comprar uma bateria, você encontra diversas marcas, com preços variados e com prazo de garantia, que pode variar de um ano a um ano e meio ou mais.
Para finalizar, um último comentário, quanto mais o carro anda, mais a bateria dura, porém, se a bateria ficar imóvel por um longo período de tempo, ocorre o processo químico conhecido como sulfatação das placas positivas de uma bateria que diminui a vida útil da peça. O recomendado é ligar o motor uma vez por semana por pelo menos 5 minutos.