Conhecer a Deus

Disse o SENHOR a  Moisés: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que Eu hei de dar aos filhos de Israel…”
Números 13.1-2

Números 13.30-31. “Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. 31 Porém, os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós”.
Esse texto nos mostra que precisamos conhecer a Deus – essa, com certeza, é Sua vontade. Jesus falou para a mulher samaritana: O Pai procura verdadeiros adoradores que O adorem em espírito e em verdade (Joao 4:23) e Paulo falou aos romanos que o nosso culto a Deus é um culto racional (Romanos 12:1).
O culto racional significa: Nós conhecermos a quem nós cultuamos.
Calebe foi um homem diferenciado, tinha outro espírito, porque, com certeza, conhecia o Deus a quem servia. Para Calebe, Deus não era uma teoria, uma informação, era, sim, a razão da sua vida. Ele foi escolhido e enviado, por ser um príncipe a espiar a terra prometida.
Deus estava preparando aqueles espias, pois eles estariam olhando e enchendo os corações para a grande conquista.
Porém, com exceção de Josué e Calebe, os demais viram impossibilidades e começaram a contaminar o povo e, por causa disso, voltaram todos ao deserto, pois, diziam: Não podemos conquistar!!!
Essa declaração indignou Calebe, pois, ele sabia (conhecia) o poder de Deus, e tinha plena certeza que conquistaria a terra. Calebe era um homem espiritual (Números 14.24 ).
E um dos grandes males que nós vivemos nos dias de hoje é a superficialidade, o conhecimento religioso tem transformado servos de Deus em homens dominados pela racionalidade carnal. Isso tem roubado a preparação para as conquistas que Deus tem, a falta do conhecimento de Deus. A palavra diz em: Oseias 4:6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também Eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de Mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também Eu Me esquecerei de teus filhos.
A palavra diz: Oseias 6:1 ”Vinde e tornemos para o Senhor” e Oseias 6:3” Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”. Portanto, quero aqui declarar que chegou o nosso tempo com Deus. Hoje deve ser quebrado todo conhecimento mentiroso de Deus.
Deus quer que você O veja e O conheça como Senhor, portanto, toda imagem de Deus, teórica e religiosa, precisa ser quebrada hoje da nossa mente e nosso coração.
Nós O conhecemos quando meditamos em Sua palavra, quando praticamos os Seus ensinamentos, e nos aprofundamos no relacionamento com ELE.
Jeremias 11.14 ”Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por eles clamor nem oração; porque não os ouvirei quando eles clamarem a Mim, por causa do seu mal”.
Infelizmente, há muitas pessoas que estão correndo atrás de Deus só por causa de bênçãos e de milagres físicos. Porque ela projetou um deus que só funciona para atender as suas necessidades, ou seja, mantêm uma relação de interesses com Deus.
Não está preocupada em conhecer a Deus, está preocupada em resolver o seu problema.
Por isso que há determinados tipos de pessoas que Deus fala: Nem ore por elas, porque o interesse delas não é ir para o céu. O interesse delas não é abandonar a vida que viviam.
Porém, somos o povo que temos uma relação profunda e verdadeira com Deus e quanto mais investirmos nessa relação, mais conheceremos a Deus.
Jeremias 11.3 ”dize-lhes: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Maldito o homem que não atentar para as palavras desta aliança”.
Quem não conhece a Deus pode descartá-Lo!
Há pessoas que abandonam os caminhos do Senhor porque não aconteceu o que elas queriam. Na verdade, não conheciam verdadeiramente a Deus, não estavam firmadas na aliança. Romperam uma relação porque nunca tiveram uma aliança com Deus. A nossa aliança não é como a do povo que saiu do Egito, superficial e cheia de interesses, mas uma aliança verdadeira como a de Josué e Calebe.
Aconteça o que acontecer não admita a possibilidade de romper a aliança. Hoje, Deus te dá uma poderosa oportunidade para que você O conheça em espírito e em verdade, como aconteceu com Paulo que passou a conhecer o verdadeiro Deus (Atos 9.3,8,17-18).

Pastor Rafael Pinheiro
Igreja AD Portas Abertas
Avenida da Saudade