Conjunto Habitacional prepara as pessoas na busca de um emprego

Todos nós sabemos que conseguir um novo emprego não está fácil mesmo. Pior fica para quem não se prepara para buscar esse novo emprego. Pensando nisso, o Condomínio Monte Castelo, do projeto “Minha casa, minha vida”, recém-inaugurado na cidade de Cosmópolis, hoje conta com aproximadamente 1.000 moradores, e tomou a inciativa através do condômino Guedisson Galhardo Sator, de buscar parcerias, afim de preparar as pessoas que se encontram desempregadas para para conseguirem um novo emprego. Para isso, fez uma parceria com o Consultor de Recursos Humanos e Coaching, Odair Camargo, profissional que busca direcionar as pessoas com dicas para as entrevistas de emprego.
Segundo o Consultor Odair Camargo, muitas vagas não são preenchidas pela falta de preparo dos candidatos. Segundo ele, muitas falhas são visíveis na hora de uma simples entrevista. Ele aponta algumas delas, as quais podemos destacar:
– Um curriculum errado, com falta de informações, erros de digitação, ordem errada dos itens das partes que compõem o mesmo;
– Respostas erradas para o entrevistador;
– Roupa incorreta para a vaga solicitada;
– Redes sociais com fotos impróprias do candidato;
– Postagens erradas nas redes sociais;
– E muitas outras colocações.
Pensando nisso e vendo a dificuldade que as pessoas encontram para conseguirem passar nas entrevistas, a parceria foi fechada entre o Condomínio Monte Castelo e o Consultor de RH Odair Camargo.
O primeiro Workshop foi realizado no dia 29 de outubro e contou com a presença de pessoas que estão desempregadas e também as que buscam uma nova recolocação.
‘Como se posicionar em uma entrevista de emprego’ e ‘sabendo elaborar um curriculum com excelência’ foram os temas que deram início a essa parceria.
O treinamento aos moradores trouxe a possibilidade de tirar dúvidas de como elaborar um currriculum e como se posicionar frente a uma entrevista de emprego, saber dar as respostas corretas para o entrevistador e saber qual roupa usar no dia da entrevista.
As pessoas ficaram bem surpresas ao descobrirem que segunda-feira de manhã não é o melhor dia para procurar emprego, e souberam quais dias são os melhores e qual hora é correta para procurar emprego. Muitos jamais imaginavam os dias e horários corretos para irem em busca de emprego.
Segundo a moradora Fabiana Cristina Rodrigues da Cruz, “no momento que o foco é o desemprego, poder compartilhar de dicas para criação de um curriculum é mais que valioso, é aprendizado para a vida. Muito bom receber orientações que só me levam a crescer”.
Para a moradora Carla Rodrigues Olivio, “o que eu aprendi na palestra, levo para o resto da minha vida, me deu mais ânimo para continuar a entregar meu curriculum e não desistir de um simples ‘não’. Hoje acredito que eu posso crescer mais”.
Para Kaiyza Luana L. Malheiro, “foi uma ótima oportunidade de aprendizado, a qual levo para a vida. Mais pessoas poderiam e deveriam participar desses treinamentos, para que possam crescer e ir mais confiantes na busca pelo emprego”.
Segundo a Assistente Social Nádia Barros, do Setor de Habitação da Prefeitura de Cosmópolis, foi de extrema importância a participação dos moradores do Conjunto Habitacional Monte Castelo. Também foi verificada a escolaridade das pessoas e a importância de voltarem a estudar, lembrando que escolaridade e emprego sempre seguem juntos.

Odair Camargo
Consultor RH, Headhunter and Coaching

“As pessoas deveriam se preparar melhor para procurar emprego. Se não errassem tanto nas entrevistas, na elaboração do curriculum, o tempo de busca por um novo emprego poderia ser encurtado. As emissoras de TV mostram, a todo momento, filas gigantes de desempregados, mas, quando são oferecidos cursos para que os mesmos se informem e aprendam como se destacar nas entrevistas, pode-se dizer que ainda é considerada pequena a aderência aos cursos e palestras. Enquanto isso, as filas continuam aumentando e a população sofrendo na busca de uma recolocação. Seja diferente, busque se informar, e a vida pode se tornar mais agradável. Sucesso na busca por um novo emprego”, afirma Odair.