CONSAB – Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental completa 10 anos

No dia 02 de agosto, sexta-feira, o CONSAB – Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental – promoveu a cerimônia de comemoração dos 10 anos de atividades e serviços prestados junto aos municípios consorciados, com homenagens e coquetel.
O evento aconteceu no Centro de Cultura e Eventos, em Holambra, com a presença de autoridades, funcionários e convidados especiais.
Receberam homenagens todos os prefeitos das cidades consorciadas, autoridades, funcionários do CONSAB e também os órgãos de imprensa que divulgam o trabalho do Consórcio.
Para enfatizar o trabalho do CONSAB, foram distribuídos jornais institucionais sobre as atividades desenvolvidas pelo CONSAB, junto com sabão ecológico, produzido em um ecoponto em Artur Nogueira.

Sobre o CONSAB
Com sede administrativa em Cosmópolis, o CONSAB foi criado em 31 de julho de 2009. Composto hoje por 9 municípios da região, incluindo Holambra, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Santo Antonio de Posse, Cordeirópolis, Jaguariúna, Matão e Conchal, ele atua no fornecimento de soluções conjuntas para gestão de resíduos sólidos, resíduos dos serviços em saúde e manutenção e expansão de parques de iluminação pública.
O consórcio surgiu a partir da união de cinco cidades que buscavam, à época, uma alternativa efetiva para lidar com um dos grandes desafios da gestão ambiental: a coleta e correta destinação de resíduos das mais diferentes naturezas. Desde então, além de expandir sua área de atuação para outros quatro municípios, o CONSAB integrou ainda diferentes serviços que permitiram às Prefeituras, através do rateio de custos e da economia em escala, fazer mais gastando menos.
“A união de cidades em torno de consórcios é fundamental, sobretudo, em tempos de escassez financeira, para que possamos promover serviços de qualidade à população com maior eficiência e economia”, explica o prefeito Fernando Fiori de Godoy, de Holambra, presidente do consórcio. “Temos na gestão dos resíduos sólidos e da iluminação pública, dois grandes exemplos de efetividade desse formato. O CONSAB é hoje amplamente reconhecido pela sua estrutura e seus resultados”, acrescenta.
De acordo com o Superintendente do CONSAB, Dimas Starnini, o Consórcio atende hoje cerca de 400 mil habitantes, com 300 funcionários diretos e 540 indiretos. “Ele surgiu para facilitar a rotina das Prefeituras, economizando tempo, reduzindo custos e melhorando a gestão ambiental. Nosso trabalho é baseado em atender de maneira eficiente e eficaz as demandas desses nove municípios”, diz. “Além dos serviços de coleta, destinação e de manutenção da iluminação, uma de nossas preocupações é também a educação ambiental. Por isso, realizamos durante o ano dezenas de atividades junto às unidades escolares, como horta orgânica, produção de sabão ecológico e reutilização de materiais descartáveis”, completa.
CONSAB em números
– 58 mil pontos de iluminação pública monitorados.
– 70 mil toneladas de lixo coletadas em 2018.
– 29 mil toneladas de resíduos de construção civil reciclados através da britagem, promovendo economia de cerca de R$ 1,1 milhão em 2018.
– 208 toneladas de resíduos dos serviços em saúde geridos em 2018.

Municípios consorciados
Artur Nogueira, com 53.450 habitantes: prefeito Ivan Vicensotti;
Conchal, com 27.280 habitantes: prefeito Luiz Vanderlei Magnusson;
Cordeirópolis, com 24.221 habitantes: prefeito José Adinan Ortolan;
Cosmópolis, com 70.998 habitantes: prefeito José Pivatto;
Engenheiro Coelho, com 20.284 habitantes: prefeito Pedro Franco;
Holambra, com 14.579 habitantes: prefeito Fernando Fiori de Godoy;
Jaguariúna, com 56.221 habitantes: prefeito Gustavo Reis;
Matão, com 82.702 habitantes: prefeito Edinardo Esquetini;
Santo Antonio de Posse, com 23.085 habitantes: prefeito Norberto de Oliveira Jr.