Consab passa a enviar ‘torpedo’ com andamento da solicitação do serviço de manutenção de iluminação

O Consórcio Ambiental Consab começou a informar por mensagem de texto o andamento do trabalho de manutenção dos serviços de iluminação pública.

No mês de agosto, o Consab assinou o contrato definitivo para a manutenção dos pontos de iluminação pública, em todos os municípios consorciados, inclusive, Cosmópolis.

Com a assinatura das ordens de serviço para a execução do trabalho de manutenção, outros serviços passaram a ser implantados.
Para o Presidente do Consab, Dr. Antonio Fernandes Neto, Prefeito de Cosmópolis, “o trabalho do Consórcio vem se tornando, a cada dia que passa, referência em prestação do serviço público para a população”.

_DSC08262

Presidente do Consab, Dr. Antonio Fernandes Neto, durante a assinatura do contrado de serviço para a iluminação pública

Agora, quem ligar para o Consab e solicitar a manutenção em um dos postes da iluminação pública, vai receber uma mensagem de texto, no celular cadastrado, informando a abertura da ordem de serviço e também a execução do serviço.

Na mensagem, enviada automaticamente pelo sistema de gestão adotado pelo Consab, o texto informa a abertura da solicitação, contendo a data, a hora e também o número de protocolo do serviço.
Na quarta-feira (14), a reportagem da Gazeta de Cosmópolis esteve na sede do Consab, onde foi realizada uma simulação de como o serviço está funcionando.
Após o munícipe telefonar para o Consab, a atendente realiza um cadastro do solicitante, onde um número de telefone celular é registrado.

Pouco tempo depois que a ordem de serviço foi gerada pelo sistema, o celular da nossa reportagem recebeu a mensagem de texto com a seguinte informação: “A sua solicitação de 14/09/2016 gerou o protocolo núm. 22570, que iremos solucionar no menor prazo possível. O consórcio CONSAB agradece seu contato”.
Após a abertura da ordem de serviço, as equipes da empresa contratada para a prestação do serviço tem o prazo máximo de 48 horas para realizar a manutenção. “Através do sistema de gestão adotado pelo Consab, as ordens de serviços são passadas para as equipes.

IMG_35292_pb

Mensagens de texto que são enviadas pelo Consab

Com o trabalho de Georefenciamento, que também foi realizado pelo Consab, cada poste recebeu uma etiqueta única, com uma numeração de identificação. Quando o usuário informa esse número, o sistema já reconhece o endereço do poste, que é registrado na ordem de serviço. Com isso, problemas na localização do poste defeituoso também são minimizados. A equipe que vai prestar o serviço não pode alegar que não encontrou o poste com problemas.

Na simulação realizada para nossa equipe, a ordem de serviço foi baixada e, em pouco tempo, outra mensagem de texto foi recebida através do telefone celular cadastrado.
Desta vez, a mensagem trazia a informação de que o serviço havia sido executado com o seguinte texto: “Informamos que concluímos o atendimento de sua solicitação de 14/09/2016. O consórcio Consab agradece sua colaboração”.

Além do trabalho de manutenção corretiva que vem sendo realizado pelas equipes da empresa contratada pelo Consab, também vem sendo realizado o trabalho de manutenção preventiva.
No caso da iluminação pública de parques e jardins, algumas lâmpadas também foram trocadas preventivamente.
Segundo informações passadas pelo Dr. Antonio, “no caso de postes que contêm mais de uma lâmpada, a equipe chega ao local, realiza a troca da lâmpada queimada, faz a limpeza de o conjunto de iluminação e já faz a aferição da vida útil das outras lâmpadas.”.

Em alguns casos, mesmo a lâmpada não estando queimada, a vida útil dela já se esgotou. Com isso, o consumo de energia elétrica por essa lâmpada é maior e a eficiência energética dela é menor.
Dr. Antonio explica que “a equipe já faz a medição da iluminância que a lâmpada está emitindo, através de um equipamento específico. Caso essa lâmpada esteja fora de padrão e com a vida útil comprometida, ela também já é trocada, preventivamente”.
Através desse procedimento, praças e jardins da cidade estarão sempre bem iluminados.

IMG_3528

Call Center do Consab, onde as solicitações são recebidas e registradas

O sistema implantado já está disponível para todos os usuários em todos os municípios consorciados, sendo eles: Cosmópolis, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Conchal, Cordeirópolis, Holambra e Jaguariúna. No total, são mais de 37 mil pontos de iluminação, em todos os municípios consorciados.
Dr. Antonio também ressalta que “O consórcio é importante porque ele trabalha questões que são comuns para todos esses municípios, o que, para nós, isso é muito importante. O consórcio, hoje, é bem visto a nível de Estado de São Paulo e Governo Federal. Inclusive, existem recursos que só são liberados para os municípios consorciados”.

Quem tiver algum problema relativo à Iluminação Pública, pode entrar em contato com o Consab, através do telefone 0800 770 56 76 e solicitar o serviço. Os postes de iluminação já estão etiquetados no município e os postes nas praças também já estão recebendo as etiquetas de identificação.