CONSAB recebe nova máquina de britagem de entulho

O Consórcio Intermunicipal na Área de Saneamento Ambiental (CONSAB) passou a contar, na última terça-feira, 10 de abril, com nova máquina de britagem de resíduos de construção civil. O equipamento, orçado em R$ 1 milhão, pertencia à Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo e foi cedido aos municípios consorciados pelo então secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, deputado federal Arnaldo Jardim.
Com a chegada do reforço, o CONSAB conta agora com três máquinas trituradoras de entulho – duas delas obtidas com apoio de Jardim, em 2015 e 2018, somando cerca de R$ 2 milhões em benefícios. Elas são utilizadas em sistema de rodízio pelas dez cidades ligadas ao consórcio para reaproveitamento de resíduos na manutenção de estradas rurais, reduzindo o impacto ambiental e assegurando melhores condições de tráfego e de escoamento da produção.
De acordo com Fernando Fiori de Godoy, prefeito de Holambra e presidente do CONSAB, a ferramenta proporcionará benefícios importantes aos municípios da região.
“Vamos ampliar a capacidade de reaproveitamento de entulho de construção, acelerar o atendimento às cidades consorciadas, cuidar melhor das estradas e produzir ganhos ambientais expressivos”, comenta. “O deputado Arnaldo Jardim transformou o setor de Agricultura no Estado de São Paulo enquanto secretário e é uma liderança extremamente comprometida com o desenvolvimento da nossa região”.
O novo equipamento de britagem foi entregue e já está no município de Conchal, onde passará por revisão, manutenção e adaptação para início do trabalho. A previsão é que a máquina esteja em plena atividade até meados de maio.