Consagração

Em Romanos 12:1-2, lemos: “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século (mundo), mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Vejamos algo sobre a consagração. A primeira coisa a fazer após experimentar a vida de Deus, ou seja, depois de salvos, é consagrar-nos. Porém, muitos ainda não se consagraram ao Senhor, apesar de salvos. Portanto, depois de começar a experimentar a vida que vence, devem consagrar-se. Existem alguns que se consagraram desde que foram salvos, mas caem e se levantam constantemente, e não têm mais o frescor que tinham. Portanto, eles também necessitam consagrar-se.
Não ousamos dizer que a consagração seja o primeiro passo nem a primeira manifestação da vitória. Só podemos dizer que desde que o Senhor morreu por nós e vive para nós, a primeira coisa a fazer depois de vencer é consagrar-nos. Alguns dizem que para vencer devemos primeiro consagrar-nos, e temos de fazê-lo, mas, Romanos 6:13 diz: “Nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça”.
Esse versículo nos mostra que a consagração vem depois de experimentar a vida que vence, ou seja, a vida de Cristo agindo em nós. É evidente que não podemos consagrar-nos sem experimentar a morte e ressurreição. Somente os que morreram e ressuscitaram podem consagrar-se. Morremos com Cristo e com Ele vivemos. Portanto, baseados em Romanos 6:13, podemos ver que o cristão se consagra depois de experimentar a vida vencedora que é Cristo. Se alguém não a experimentou, não pode consagrar-se, e mesmo se o fizesse, Deus não aceitaria tal consagração; Ele não deseja nada relacionado com o homem natural ou com a morte.
Se ainda não experimentamos a vida que vence: “O Cristo vitorioso”, nossa consagração não é confiável. Pode ser que hoje nos consagremos, e amanhã esqueçamos o que fizemos. É possível que hoje façamos um voto ao Senhor dizendo-Lhe que faremos isso e aquilo, e amanhã nos esqueçamos totalmente.
Muitos cristãos fazem grandes promessas a Deus, mas quando saem esquecem-se de tudo. Se não temos experimentado a vida vencedora que é Cristo, ainda que nos consagremos, Deus não aceitará tal consagração, porque tudo o que temos vem de Adão (homem natural) e é morte. Assim como dizemos “obrigado” aos incrédulos e nos recusamos a aceitar suas ofertas, o mesmo acontece com Deus. Ele não pode aceitar nossas ofertas.
Só o que procede do Senhor Jesus Cristo pode ser consagrado a Deus. Nada do que vem de nós mesmos pode ser consagrado a Ele, porque não O agrada. Nossa religião não agrada a Deus. O único que agrada a Deus é Cristo. Que o Senhor nos guarde e ilumine.