CONSEG obtém verba de R$ 2,5 milhões para a reforma da Delegacia de Polícia de Cosmópolis

Verba foi cedida pelo Governo do Estado após aprovação do projeto de melhorias

O prédio da Delegacia Municipal de Polícia de Cosmópolis passará por uma reforma. Após 15 anos de tentativas frustradas, o CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança do Estado de São Paulo) conseguiu uma verba de R$2.527.921,52 vinda do Governo de São Paulo, que foi destinada à reforma.
A verba foi adquirida após a Primeira Secretária do Conselho, Edmara de Cássia Bianchi, procurar a coordenadoria dos Conselhos do Estado, e após saber que o Governo de São Paulo cederia certa quantia às delegacias dos municípios. Depois de enviar um e-mail, contendo informações e fotos sobre o projeto, em 7 dias, foi comunicada que a verba tinha sido liberada com sucesso. Agora, só resta aguardar a realização da licitação por parte da Delegacia Seccional de Polícia de Americana.
O CONSEG é formado por um grupo de pessoas, por meio de um trabalho comunitário, que se reúnem com o intuito de promover a solução de problemas de segurança enfrentados pelos moradores da cidade. Cada Conselho Comunitário de Segurança é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam às diretrizes da Secretaria de Segurança Pública.
O Conselho realiza reuniões mensais, que podem ser frequentadas por qualquer pessoa que queira participar das discussões, que acontecem na Câmara Municipal de Cosmópolis. O primeiro encontro deste ano ocorreu na quarta-feira (16); e o próximo será no dia 16/03, às 19h30.
“O CONSEG é o órgão que a população tem para fazer suas reclamações perante as autoridades de segurança. E nós, a partir dessas reclamações, cobramos as autoridades policiais para que resolvam”, diz o Presidente do Conselho, Helvécio Camargo de Oliveira Junior.
De acordo com ele, além da última conquista, outro êxito do CONSEG na cidade foi a vinda da 3ª Companhia de Polícia Militar a Cosmópolis, no ano de 2006. “Tudo que conquistamos não é só nosso, é de toda população”, afirma Helvécio, emocionado com o resultado dos trabalhos.

Viabilização da reforma
Na segunda-feira (14), o prefeito Júnior Felisbino esteve reunido em seu gabinete com membros do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), o Presidente Helvécio Camargo, o Vice-Presidente, Reginaldo Risonho e a 1ª Secretária, Edmara Bianchi, para dar andamento na viabilização da reforma da Delegacia de Polícia de Cosmópolis.
O objetivo da ação é oferecer melhor estrutura de trabalho para os policiais, trazendo melhores condições de atendimento à população.
O prédio da Delegacia, que abriga também a Cadeia Pública, está em situação precária, pois o imóvel foi construído em 1930, e com a falta de recursos, poucas manutenções foram realizadas nos últimos anos.
“A segurança é item essencial para a sociedade. Os profissionais que atuam nesta área precisam de condições adequadas para poderem desempenhar da melhor maneira o trabalho, por isso, estamos atentos e viabilizando a reforma”, afirmou o prefeito Júnior Felisbino.

Projeto de reforma
Segundo o projeto, a fachada do prédio se mantém para preservar a história do patrimônio. Já as partes internas serão reconstruídas, com espaços projetados de acordo com as necessidades reais do trabalho que a equipe da Polícia Civil vem desempenhando atualmente.