Conselheiros municipais de Cosmópolis, Linhares e Caraguatatuba discutem a proteção integral e integrada da criança de 0 a 6 anos nas políticas locais

Evento online é promovido pelo Projeto Primeira Infância Cidadã, realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental

A articulação e o trabalho em rede entre as instituições responsáveis pelas políticas de proteção e defesa da criança são fundamentais para a garantia de seus direitos. Ao longo do trabalho em 15 municípios de cinco estados brasileiros, o Projeto Primeira Infância Cidadã tem atuado com diversos agentes e representantes de conselhos municipais com foco no fortalecimento das políticas públicas.

Convidados de Linhares (ES), Cosmópolis (SP) e Caraguatatuba (SP), participantes do projeto, vão debater o tema “Funcionamento do SGD: atuação intersetorial e seus impactos nos fluxos operacionais”, trazendo a discussão para a realidade prática dos Conselhos de Direitos no cotidiano.

O encontro acontece na próxima quarta-feira (18), às 19h, será transmitido na página da Avante no Youtube (https://www.youtube.com/user/ongAVANTE) e terá tradução em libras.

O Webinário vai promover uma roda de conversa entre os conselheiros participantes, e o público poderá conhecer como é a atuação dos Conselhos nos municípios e os desafios enfrentados na busca de ações integradas entre os diversos programas e projetos voltados para as crianças de 0 a 6 anos.

O debate terá como convidados, Rony Preato Pião, Tecnólogo em Gestão Ambiental e Conselheiro Tutelar de Linhares (ES) por dois mandatos; Edineide Inácio da Silva Ferreira, assistente social e Gestora de Assistência Social da Secretaria de Promoção e Ação Comunitária de Cosmópolis (SP); e Cintia Alves, Presidente do CMDCA de Caraguatatuba (SP).

O Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC) desenvolve diversas atividades para compartilhar conteúdo com a população sobre proteção e garantia de direitos das crianças de 0 a 6 anos, com a colaboração de especialistas, educadores, estudiosos e agentes públicos, que fortalecem a rede de informação sobre o tema. O PIC é realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a

Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto faz parte da Iniciativa Territórios da Primeira Infância, que atua em 15 municípios brasileiros nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Sergipe.

 

A Avante – Educação e Mobilização Social é uma OSC sediada em Salvador, Bahia. Atua, há mais de 25 anos, na garantia de direitos de crianças, jovens, mulheres, famílias e profissionais da educação, agentes comunitários e agentes públicos, participantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD). Como principal ferramenta de ação, a Avante faz uso de processos formativos que consideram os sujeitos como capazes de aprender, de construir significados e dar sentido às suas histórias, atuando crítica e colaborativamente na sociedade.