Consultor compartilha dicas de estudos pré-ENEM e vestibular

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontece todo ano no mês de novembro e visa avaliar o nível de conhecimento aplicado nos últimos três anos escolares, seguido de diversos vestibulares de introdução a universidades.
Uma das maiores preocupações dos jovens, principalmente, enquanto cursam o ensino médio, é a busca de um bom desempenho nestas avaliações. Muitas vezes, o interesse com relação aos estudos só passa a acontecer próximo a reta final, ou seja, próximo ao fim do terceiro ano.
O coordenador de cursinhos do Centro Educacional Cosmópolis e professor de história, Ezequiel Augusto Viana dos Santos, explica que alunos do terceiro ano devem, por obrigação, absorver o máximo de conteúdo durante as aulas. “O ENEM é um exame para aferir o conhecimento aplicado durante o Ensino Médio, por isso, é importante que se preste muita atenção no conteúdo passado”, comenta.
O ideal para jovens que não trabalham, segundo Ezequiel, é manterem-se atualizados com relação aos noticiários e, principalmente, treinar táticas de redação. “Às vezes, a escola não cobra tanto a questão de dissertações, por isso, é importante que se busque por fora. A redação, tal como matemática, são carros chefes do ENEM. Se houver desejo de se sair bem no exame, com certeza, deve-se exercitar ambas as disciplinas”.
Já para jovens que dividem seu tempo entre estudos e trabalho, é interessante que dediquem o tempo livre para qualquer fonte de conhecimento. “Por exemplo, se uma pessoa trabalha em Campinas e faz uma viagem diária (de ônibus) de 50 minutos até lá, ela pode, durante esse trajeto, assistir a uma vídeoaula, ou ler alguma coisa. Melhorar a leitura é muito importante! Não é fácil para quem trabalha o dia inteiro chegar em casa à noite e ir estudar, mas faz muita diferença na hora da prova”, explica Ezequiel.

Pós ensino médio
Para quem irá prestar o ENEM e vestibulares, mas não se encontra mais na escola, o consultor recomenda a adequação a uma rotina mais rigorosa de estudos. “Por estar há mais tempo longe da escola, é normal que a pessoa encontre várias dificuldades. Para isso, é interessante que se construa um cronograma de estudos, dedicando um mês para cada disciplina, revisando e exercitando todo o conteúdo”.
Uma das formas de exercício das matérias exigidas é através das provas aplicadas nos anos anteriores, disponibilizadas gratuitamente no site do MEC.

Táticas
A ideia de focar a linha de estudos apenas naquilo que não se sabe é totalmente errônea. “Às vésperas de uma prova, não vamos entender nem ter nosso interesse despertado por algo que nunca teve nosso apreço. Por isso, deve-se entender o básico do que não se é tão especialista e focar no que domina”.

Redação
Já para a redação, parte de grande importância para o ENEM e vestibulares, a dica de Ezequiel é sempre apresentar uma visão solidária. “As redações nota 1000 do Enem estão diminuindo, pois, as pessoas vêm ficando cada vez mais conservadoras. Não que isso seja um problema, todos nós temos o direito de pensar da forma que quisermos, mas devemos tomar cuidado com as expressões que usamos. O aluno que ferir os Direitos Humanos terá uma perda significativa de nota. Para que isso não aconteça, deve-se ser inclusivo, não radical e evitar o conservadorismo”.
O uso da norma culta da Língua Portuguesa é um ponto positivo para a construção de um bom texto. “O aluno que busca melhorar sua escrita não se sai bem apenas na redação, mas em todas as outras disciplinas”, afirma.
“Além disso, é importante que a pessoa tire um tempo para viver, vá ao cinema, saia com os amigos e se distraia. Caso a consciência pese por não estar estudando no período de folga, veja algum filme ou trabalhe em alguma música, mas se dê um tempo de descanso”, conclui Ezequiel.

Ezequiel Viana, consultor de cursinhos do Centro Educacional Cosmópolis