Em contrapartida, a venda de carne vermelha não apresenta grandes quedas
Com o fim do carnaval e as folias que alcançam todos os estados do país, inicia-se a quaresma. Os quarenta dias até a data que representa a morte e ressurreição de Jesus Cristo são guardados como forma de respeito pela maioria dos cristãos. Neste período, exageros são extintos, algumas rotinas são alteradas e até mesmo a dieta de muitos é substituída.
Nelson Fernandes e Eliane Suzuki são os proprietários da Peixaria Santa Terezinha há anos e trabalham com o comércio de variadas espécies de peixes. Ambos confirmam que, neste período, a procura por esse alimento é recorde em relação ao ano inteiro. “Já tivemos vendas que alcançaram um aumento de aproximadamente 70%. Apesar de, neste ano, ainda estarmos apreensivos em relação ao movimento, estamos muito esperançosos!”.
Eliane ainda confirma que a procura já aumentou nesta semana. “Já começou a aumentar a procura desde o início da semana e, agora, só tende a aumentar realmente. Nesta época da quaresma, costuma dobrar o número de procura pelo peixe. Alguns acabam não levando porque realmente o preço do peixe ainda não é tão acessível. Mesmo assim, este é o mês mais ‘corrido’, são quarenta dias de muita procura do consumidor”, explicou.
Segundo os comerciantes, os peixes mais procurados na lista, entre muitos outros, são: filé de tilápia, merluza, pescada, corvina e “ainda tem um novo filé, que chegou recentemente, o filé da Tainha, que o pessoal está procurando bastante também”, confirmou Eliane.
Apesar da procura, os peixes salgados são os que acabam sendo deixados para depois. “O bacalhau, por exemplo, não sai muito, a não ser para a Sexta-Feira Santa; de resto, somente o bacalhau fresco e nada de peixes salgados”.
Antônio Carlos Fortes é gerente do Supermercado Enxuto na cidade de Cosmópolis, onde já trabalha há mais de 40 anos. De acordo com o profissional, apesar de o aumento nas vendas do peixe também ser significativo no supermercado, em contrapartida, as vendas da carne vermelha não têm caído, mesmo neste período. “Acredito que já foi a época em que a carne vermelha tinha grande redução nas vendas na época da quaresma. Nos últimos anos, notamos que, apesar de aumentar relevantemente a venda dos peixes, a da carne vermelha não registra quedas drásticas”.
O preço, fator importante na hora da escolha do consumidor, varia muito de espécie para espécie e existem dos mais acessíveis até os mais requintados, dependendo da receita a ser preparada.