Consumo frequente de maçã pode ajudar na prevenção de cânceres

Uma das principais frutas aliadas à saúde é a maçã. Rica em fibras e, principalmente, em pectina, que gera grande saciedade, ela pode ser de grande auxílio no controle de colesterol e diabetes.
A nutricionista Daniela Menardo afirma que o consumo frequente da fruta pode ser benéfico na prevenção de alguns cânceres, na melhora da constipação, já que as fibras auxiliam no bom funcionamento do intestino e no alívio de dores relacionadas à gastrite, pois, as mesmas formam um gel que protege a mucosa do estômago.
A maçã ainda é fonte de vitaminas A, C e E, estas que possuem funções antioxidantes e auxiliam no combate de radicais livres.
“Ela pode ser inclusa nas refeições intermediárias, em sucos detoxificantes, bolos funcionais e até mesmo na forma de chips e geleias. Porém, evite preparações que necessitem da adição de sal ou açúcares”, explica a nutricionista.

Ácido ursolico
Por conter o ácido ursolico, a maçã pode auxiliar no tratamento de diabetes, pois, melhora os efeitos da insulina na absorção da glicose e auxilia na prevenção da perda de massa magra e atrofia muscular.
“O ácido ursolico tem despertado muito interesse entre os praticantes de musculação, pois tem efeito anabólico por auxiliar no controle da insulina. Em alguns estudos, foram observados aumento na IGF-1 (substância anabólica estimulada pelo

Daniela Belinatti Menardo de Oliveira – Nutricionista Funcional e Esportiva
CRN 10334
Clinica D´Marzio
Fone: (19) 3872 3008
Espaço Saulo Santos
Fone: (19) 3872 3121

hormônio do crescimento) quando suplementados com ácido ursolico”, explica Daniela.
Além disso, é importante frisar que a fruta pode ser uma grande aliada contra a compulsão alimentar, já que, por gerar saciedade instantânea, não conseguimos comer mais de duas por dia.