Contando os dias

Você gostaria de saber o dia de sua morte? Não sou mórbido, mas resolvi descobrir o meu dia final. Abri a página de um relógio da morte na internet e inseri meus dados. Marquei meu estado mental como “normal”. Apareceu uma tumba com o famoso RIP (rest in peace, “descanse em paz”) no canto superior esquerdo, junto de uma caveira sobre as engrenagens de um relógio no canto inferior direito, indicando a data fatal: domingo, 23 de abril de 2034. Eu teria apenas 656.571.713 segundos. Testei o modo “pessimista”. A data regrediu em 16 anos. Agora, eu morreria na quinta, 8 de março de 2018. Nesse caso, não daria tempo nem de me aposentar. Experimentei a categoria “otimista”. O relógio me permitiu viver até 6 de junho de 2058. Resolvi ser otimista, mas o INSS não pode saber disso!
Desconfiado de que talvez desse para barganhar alguns dias com a personagem da foice, acessei outro relógio da morte com praticamente o mesmo nome, mas agora “.org”, e não “.com”. Considerando que o pessoal do mundo “.org” supostamente tem vida mais tranquila, quem sabe eu viveria mais. Esqueça! Mesmo eu marcando direto no estilo de vida “otimista”, o relógio me garantiu apenas 80 anos, 11 meses e 2 dias. Data fatídica: sexta-feira, 14 de junho de 2041. Nesse caso, eu teria 10.209 dias, 14 horas, 42 minutos e 11 segundos de vida. Resolvi ficar com o primeiro relógio.
Moisés, o autor do Salmo 90, escreveu que devemos aprender a contar nossos dias. Será que ele estava falando de um relógio da morte? Não. O que ele queria dizer é que devemos aprender a aproveitar a vida. Como? Aqui estão sete sugestões:
• Tenha consciência de que o tempo passa rápido e a vida voa.
• Entenda que nunca é tarde para aprender a viver com sabedoria.
• Viva um dia de cada vez, semana após semana, mês após mês, ano a ano.
• Aproveite as oportunidades que aparecerem hoje e que podem não voltar amanhã.
• Fique do lado do bem e faça o bem cada dia.
• Imagine-se viajando no tempo e avançando 50 anos rumo ao futuro; então olhe para trás, visualize sua vida e, se ela não estiver levando você na direção de seus sonhos, trate de corrigir a rota.
• Saiba que você não tem controle sobre o total de seus dias na Terra.
A vida é como uma nota de 100 reais (ou, para alguns, de 50). Você pode gastá-la do jeito que quiser. Mas saiba que só pode gastar uma vez. Aprenda a contar bem os seus dias porque você terá que dar conta de cada um deles.