Corpus Christi

Na próxima quinta-feira, 03 de junho, a Igreja Católica vai celebrar a solenidade de Corpus Christi. Esta festa sempre se comemora na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, isto quer dizer que é uma das festas chamadas “móveis“, não tem uma data específica, elas dependem todo ano da festa da Páscoa.
Corpus Christi é uma expressão originária do latim, na tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: é uma festa ligada à eucaristia.
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII, por voltado do ano 1264, o Papa da época Urbano IV, querendo dar ênfase a essa realidade tão preciosa para a fé católica, instituiu oficialmente a festa da Eucaristia. Aos poucos, essa solenidade foi se espalhando pelas igrejas do mundo todo.
Em muitos lugares aqui do Brasil, proveniente de uma antiga tradição portuguesa, no dia de Corpus Christi se tem o costume de enfeitar as ruas com os tapetes, por onde a procissão com o Santíssimo Sacramento passa, como forma de honrá-Lo e de tornar ainda mais solene essa festa.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo, na última ceia, deixando-nos assim para sempre, entre nós, Seu corpo e sangue, como alimento espiritual da nossa fé. Assim como o corpo não sobrevive sem alimento, a alma, sem se nutrir de Deus, perece. Para nós, a Eucaristia é esse alimento salutar que todo católico necessita, para se robustecer na fé.
O Catecismo da Igreja Católica diz que a Eucaristia é fonte e cume de toda a vida cristã, e acrescenta na santíssima Eucaristia, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa.
Tendo amado os Seus, o Senhor amou-os até o fim. Sabendo que era chegada a hora de partir deste mundo para regressar ao Pai, no decorrer duma refeição, lavou-lhes os pés e deu-lhes o mandamento do amor (Jo 13, 1-17). Para lhes deixar uma garantia deste amor, para jamais Se afastar dos Seus e para torná-los participantes da Sua Páscoa, instituiu a Eucaristia como memorial da Sua morte e da Sua ressurreição, e ordenou aos Seus Apóstolos que a celebrassem até ao Seu regresso. Assim, fieis ao mandato do Senhor, ainda hoje, celebramos com fé, em Sua memória, o Banquete da Eucaristia, até que Ele volte.

Em nossa cidade, em todas as paróquias, celebraremos com fé essa solenidade. Fica aqui o convite para você que é católico, de celebrar conosco.

Quinta-feira, 03/06
Na Igreja Matriz da Paróquia N. Sra. Aparecida, será às 8h
Na Igreja Matriz da Paróquia São Benedito, será às 8h
E na comunidade Santa Teresinha da mesma paróquia, às 10h
Na Igreja Matriz da Paróquia Santa Gertrudes, será às 9h
Na Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração, será às 9h

Deus abençoe a todos.
Um abraço do meu jeito e do meu tamanho.

Pe. Diego F. Humeniuk
Pároco da Paróquia Santa Gertrudes de Cosmópolis