Corredor Dom Pedro de rodovias tem primeiro mês sem mortes desde o início da concessão, em 2009

A Concessionária Rota das Bandeiras não registrou acidentes com vítimas fatais durante todo o mês de abril. Esta é a primeira vez, desde o início da Concessão, em 2009, que não há mortes no Corredor Dom Pedro de rodovias durante o período de um mês.

A conquista é reflexo do trabalho contínuo desenvolvido pela Concessionária desde o início de sua operação. Desde então, há quedas consecutivas do número de ocorrências. A média mensal de acidentes caiu de 256 casos para 141, redução de 45%. Em 2010, por exemplo, primeiro ano de estatísticas completas no Corredor Dom Pedro, foram 87 mortes, sendo nove somente no mês de abril. O mês de abril de 2017 também se tornou aquele com o menor número de vítimas leves ou graves registradas. Nos 144 acidentes ocorridos, foram 49 vítimas leves e 13 graves.

Para o diretor de Operações da Rota das Bandeiras, Fábio Souza, o aumento da segurança no Corredor Dom Pedro está amparado em um tripé que reúne ações de engenharia de tráfego, fiscalização e educação para o trânsito.

“Esse é um trabalho diário, mas que tem seus melhores indicadores a médio e longo prazo, justamente em razão da continuidade das boas ações. Para termos um mês sem mortes em abril de 2017, este trabalho começou lá atrás. O foco está na garantia de uma viagem segura para nossos usuários e, nos casos em que ele se envolver em uma ocorrência, trabalhamos para que a gravidade seja a menor possível. Nesse sentido, seguimos um conceito já adotado pela Artesp, que é o da rodovia que perdoa, ou seja, mesmo que se envolva em um acidente, o motorista terá uma segunda chance”, diz Souza.

A remodelação de dispositivos de acessos e a construção de pistas auxiliares, como as marginais da D. Pedro I (SP-065) em Campinas, são investimentos essenciais que contribuem para a queda de acidentes. Mas a ampliação da segurança também é fruto da revitalização da sinalização da rodovia, bem como da implantação de elementos de segurança, como barreiras de concreto, defensas metálicas, terminais atenuadores de impacto, terminais absorvedores de energia e tachas refletivas. Desde o início da operação, a Rota das Bandeiras já investiu R$ 1,8 bilhão em obras de infraestrutura.

Outro ponto de destaque está nas ações de educação para o trânsito promovidas pelo programa Rota da Educação, que desde 2012 leva conceitos de trânsito e cidadania para a sala de aula e já beneficiou mais de 51 mil alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental dos municípios do Corredor Dom Pedro.

O Corredor Dom Pedro é composto pelas rodovias D. Pedro I e José Roberto Magalhães Teixeira, entre Campinas e Valinhos; além de trechos das rodovias Prof. Zeferino Vaz, entre Campinas e o distrito de Martinho Prado, em Mogi Guaçu; Engº. Constâncio Cintra, entre Itatiba e Jundiaí; e Romildo Prado (SP-063), entre Itatiba e Louveira.