Corrida é considerada um ótimo exercício, porém, a prática necessita de cuidados

Desde técnicas de corrida, equipamentos, preparo físico até a alimentação devem ser pensados e orientados

O hábito de correr tem se tornado tendência e, a cada dia que passa, é mais comum ver pessoas realizando a prática nas ruas de todas as cidades do Brasil. Em Cosmópolis, não é diferente, seja nas praças, como do Rodrigo, ‘Do Amor’, ‘Da Cosmo’ ou até mesmo pelas ruas, as pessoas estão correndo.

img_2039_cl

Ednéia Gomes Costa Técnica de Corrida Academia Bio Fitness e CrossFit Cosmópolis Tel: (19) 3812-3368 (Foto: Gazeta / TV Jaguari)

Apesar de necessitar de pouco equipamento, a técnica de corrida Ednéia Gomes Costa, que é praticante de corrida há 13 anos, garante que a prática não é tão simples quanto parece. Não se trata de apenas vestir um tênis e sair correndo.
Por conta desse pensamento, ela conta que as pessoas cometem muitos erros ao começarem a correr. O primeiro deles é não buscar orientação e preparo físico específico. “Pensou em fazer uma atividade física, deve-se procurar um profissional para dar orientações”.
Ednéia conta que é comum ver pessoas com lesões nos joelhos, quadris, sobrecarga na coluna e diversas outras por conta da falta de preparo antes da prática, além da própria corrida ser feita sem a técnica correta.
Desde dicas corretas de como correr, treinamentos para fortalecimento muscular, tênis adequado, alimentação e hidratação, tudo isso deve ser pensado antes de ‘sair correndo por aí’. A especialista afirma que esses cuidados são essenciais para garantir a segurança e a saúde.
Não é do dia para a noite que todos vão ser corredores, a corrida é uma prática progressiva. Sendo assim, à medida que o corpo do atleta vai evoluindo, ele se vê capaz de exigir mais dos limites. Justamente por conta disso que Ednéia afirma que deve haver o acompanhamento de profissionais para orientar “quando partir para o próximo passo no exercício”.
Ela conta que a maioria dos corredores começa sozinho, com a caminhada. À medida que o corpo vai evoluindo e melhorando seu condicionamento, o praticante procura exercer mais esforço, partindo, então, para o trote. Nesse ponto, a pessoa passa a sentir os efeitos do corpo, principalmente, na parte estética, e vai partindo para a corrida, tudo isso sem respeitar os limites do corpo. “Aí que mora o perigo de fazer treinos sem uma orientação adequada. Nós, profissionais, queremos que as pessoas percam peso e tenham uma qualidade de vida, mas, com saúde”, conta a profissional.
Ela conta que “muitos não procuram o profissional porque pensam somente em perder peso e ficam correndo horas e horas, sendo que o corpo não está preparado para isso”.

Alimentação
Além de dicas para treinos em corrida, atualmente, a informação está muito acessível, onde é possível encontrar inúmeros tipos de dieta para emagrecer. Existem até conselhos para se correr em jejum. Ednéia explica que isso é uma prática muito perigosa. “Na corrida, existe um gasto energético muito grande, corre o risco de a pessoa entrar em hipoglicemia”.
A Nutricionista e Doutora em Nutrição, Patrícia Novais, conta que as pessoas estão confundindo essa questão das dietas. “As dietas que estão em evidência hoje, “dietas da moda”, não são necessariamente ruins, o que é ruim é generalizar, acreditar que o que fez bem para meu amigo vai fazer bem para mim. É preciso avaliar o contexto biopsicossocial do indivíduo, sempre com orientação de um profissional qualificado”.
Correr em jejum, por exemplo, “isso fisiologicamente é complexo, não dá para se aplicar em qualquer caso, não é o tipo de orientação que se faz para toda a população, a alimentação deve ser tratada de forma mais individualizada”.
Patrícia lembra que os cuidados são essenciais até para aqueles que praticam a modalidade sem fins profissionais. “Mesmo que a pessoa faça exercício só por lazer, não deve se descuidar! O problema, muitas vezes, é que as pessoas saem correndo e fazem dietas sem orientação. Muitos emagrecem, mas, sem qualidade e segurança, muitas vezes, perdendo, além de gordura corporal, massa magra e aumentando o risco de lesões”, afirma a doutora.

Preparo Físico
Ednéia conta que já teve diversos problemas físicos por falta de disciplina nos treinos. “O meu treinador passava os treinos e eu fazia o que ele passava e mais 50%”. Com isso, ela conseguiu uma evolução rápida, porém, teve algumas complicações. “Com menos de um ano, começaram a aparecer as lesões”. Na época, a treinadora não tinha formação em Educação Física, apenas a ansiedade para correr cada vez mais e melhor. “Hoje, tenho consciência da importância de seguir as orientações do treinador e uso a minha experiência para assegurar a segurança dos meus alunos”, finaliza a profissional.
O preparador físico João Marsola diz que, tanto os treinos de preparo físico, quanto os treinos de corrida, variam de acordo com o objetivo buscado pela pessoa, mas, sem dúvida alguma, o fortalecimento muscular é essencial para uma prática segura!
Os profissionais da área afirmam que o aumento do interesse pela corrida é muito positivo, que, sem dúvida alguma, é muito melhor para a saúde das pessoas praticarem alguma atividade física do que permanecerem sedentárias, que esse sim é um problema muito grave.
O ideal, então, seria praticar atividade física, seja ela corrida ou qualquer outra, com orientação profissional, onde avaliações, planejamento e acompanhamento ocorram sempre buscando melhorar a performance com segurança e saúde.