COSMOPICS irá acontecer em fevereiro na APAE de Cosmópolis

Evento irá concentrar terapeutas apresentando Práticas Integrativas e Complementares, reconhecidas pelo Ministério da Saúde

No dia 29 de fevereiro de 2020, a APAE de Cosmópolis-SP, abre suas portas para apresentar o evento que contará com vários terapeutas integrativos, apresentando práticas Integrativas e Complementares, reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Segundo o próprio Ministério da Saúde, ‘As Práticas Integrativas e Complementares (PICS)’ são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.

Em Cosmópolis
A COSMOPICS é o 1° Workshop de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na cidade de Cosmópolis. Será um sábado inteiro, dia 29/02/2020, na APAE de Cosmópolis, Rua Antônio de Souza Peres, 1175 – Jardim Planalto. A equipe organizadora e os terapeutas apresentarão as PICS de maneira voluntária, salvo aquelas que necessitem de insumos para aplicação. A entrada no evento tem como sugestão a doação de produtos de limpeza que serão revertidos para a própria instituição – a APAE.

Objetivo
Segundo Raphael Menin, um dos representantes da COSMOPICS, o objetivo é promover e difundir as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) para a população. O evento contará com práticas terapêuticas destinadas às pessoas de todas as idades. “Estamos enumerando os terapeutas e as práticas que acontecerão no dia. Haverá também a presença de artesãos demonstrando os seus trabalhos”. Raphael ainda salienta que “atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de PICS. As PICS são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Importante salientar que as mesmas não substituem o tratamento médico convencional, sendo um adicional, um complemento.
O evento contará com algumas práticas terapêuticas, como Reiki, massagens, dança circular e palestras com temas sobre alimentação e saúde, destinadas às pessoas de todas as idades com intuito de proporcionar informação, conhecimento e bem-estar.
A equipe organizadora e os terapeutas apresentarão as PICS de maneira voluntária, salvo aquelas que necessitem de insumos para aplicação. A sugestão é que sejam solicitados, a título de entrada no evento, as doações de produtos de limpeza que serão revertidas para APAE ou outra entidade de sua escolha. Ficam disponíveis, para APAE, a praça de alimentação e o espaço para que as profissionais da APAE apresentem palestras com o tema em saúde e cuidados”, finaliza.