Cosmopolense apaixonado por Fórmula 1 realiza exposição de acervo pessoal em casa

Rubens Strasser acompanha o esporte desde os tempos de Emerson Fittipaldi e compartilha sua coleção de memorabilia da F1

https://www.instagram.com/comendadorcarlosduo/

Rubens Strasser é um apaixonado pela velocidade e pela Fórmula 1 (F 1). Neste ano, decidiu abrir as portas de sua casa para família e amigos para uma exposição em homenagem ao Piloto Ayrton Senna, que faleceu no dia 1° de maio de 1994, vítima de um acidente automobilístico na Itália.

Desde os anos 1970, quando Emerson Fittipaldi dominava as pistas, Rubens acompanha todas as corridas, não importava o horário. “Eu sou um apaixonado por velocidade, e acompanho a F1 desde a década de 1970”, conta. Sua paixão pela F1 o levou a colecionar itens da época, como revistas, jornais e miniaturas de carros, sendo a primeira peça que comprou uma miniatura da McLaren MP4/6 de 1991, pilotada por Ayrton Senna.

Para Rubens, cada item de sua coleção conta uma história especial, não havendo uma peça em particular que se destaque.”Eu já comprava revistas, jornais da época… Depois de um tempo, acabei comprando minha primeira miniatura, fiquei muito feliz com a aquisição, e foi a partir daí que iniciei minha coleção”, explica. Strasser destaca a importância da coleção “Lendas Brasileiras”, com 41 fascículos sobre todos os pilotos brasileiros da Fórmula 1, como uma das aquisições mais marcantes. “Por mais que cada uma tenha seu valor e memórias especiais, fiquei muito feliz em adquirir a coleção das Lendas Brasileiras, foi uma conquista…”, conta um pouco sobre a importância.

Senna influenciou a F1 com sua dedicação extrema, profissionalismo e busca pela perfeição em cada volta. Entre os momentos mais marcantes da carreira de Senna, Rubens destaca sua primeira vitória em Interlagos em 1991, onde ele enfrentou dificuldades nas últimas voltas, mas conseguiu vencer com apenas a sexta marcha no carro. “Para mim, ele influenciou não apenas a F1, mas também grande parte dos brasileiros; ele foi um fenômeno, se destacou e conseguiu brilhar para além do esporte”, diz.

“Homenagear Ayrton Senna pra mim é muito gratificante e emocionante, poder relembrar tudo… E com minha exposição particular, consigo compartilhar isso com as pessoas que estão próximas a mim, para que elas consigam sentir parte desta minha admiração pela trajetória que Senna percorreu antes de falecer”.

Com a exposição, Rubens deseja que as pessoas próximas que visitarem a coleção entendam um pouco da história por trás de um dos nomes mais reconhecidos do Brasil; ele gostaria que as pessoas revivessem a trajetória do piloto através de sua coleção, para assim preservar a história de um ídolo brasileiro.

Atualmente, Rubens também é um árduo fã de Lewis Hamilton e da equipe Mercedes, mas ressalta que suas lembranças e paixão pela Fórmula 1 e por Ayrton Senna sempre estarão vivas em sua memória e em sua coleção.

30 anos que Senna partiu

Ayrton Senna, considerado um dos maiores pilotos da Fórmula 1 de todos os tempos, faleceu em 1º de maio de 1994, durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, Itália.

Senna sofreu um acidente fatal enquanto liderava a corrida, quando seu carro, a Williams FW16, saiu da pista e colidiu com um muro de concreto. A causa do acidente foi atribuída a uma falha na barra de direção do carro.

A morte de piloto chocou o mundo e teve um impacto profundo no esporte, levando a mudanças significativas em questões de segurança na Fórmula 1.