Cosmopolense apresenta projeto para coleta seletiva de recicláveis

Um morador de Cosmópolis quer propor a ideia de ser implatado um projeto em prol do meio ambiente, aliado à geração de empregos para catadores de recicláveis.

Como funciona?
“Cada residência da cidade teria uma sacola dessa (foto). O pessoal coloca os materiais inscritos na sacola e, durante a semana, os caminhões fazem a coleta, levam para a cooperativa e assim tiramos os catadores da rua, gerando emprego para eles. Esse projeto foi criado em nome de um grupo que temos na cidade, chamado de ‘Avança Cosmópolis’”, esclarece Valdemir dos Santos Silva, Motorista.

De onde surgiu?
Valdemir conta que, todo fim de ano, vai para a cidade da sua família, Pompeia. Em uma dessas visitas, ele conheceu o projeto “Cidade Limpa” e decidiu tentar implantá-lo em Cosmópolis. “Já falei com um vereador e ele está participando também. Ele já ligou para o criador do projeto, na cidade de Pompeia, e vamos ver se vai dar certo”, esclarece.
As sacolas seriam doadas pela própria cooperativa.
“Essas pessoas que estão catando recicláveis teriam um trabalho dentro da cooperativa, separando os materiais de dentro das sacolas”, diz.

Futuro
Valdemir e seu grupo ainda têm alguns planos. “O ‘Avança Cosmópolis’ pretende implantar um projeto chamado ‘Criança Feliz’. Nós iremos comprar ou pedir doação para estampar camisetas em nome do grupo desse projeto e, no fim do ano, transformar esse dinheiro em cesta básica ou em brinquedos para crianças, independente da Prefeitura; é um projeto voluntário nosso”, conclui Valdemir.