Cosmopolense Ariel é campeão de programa culinário na EPTV

Intenção do jovem foi inovar no prato que, pela regra, levava bacalhau como ingrediente principal

O Cosmopolense Ariel Mathias Menino, de 27 anos, foi campeão no concurso gastronômico “Tá Combinado!”, uma parceria da EPTV com o Supermercado Savegnago, com o prato “Bacalhau com massa fresca de pimentão”.
Para chegar a final, o jovem já havia apresentado o prato “Feijoada Light”. Com isso, ele foi classificado como finalista da segunda semana do programa com 41,01% dos votos. “Eu entrei no concurso através de uma votação popular, na qual eu consegui 15 mil votos. Através de um mutirão que fiz, com a família, amigos e clientes. Sendo o mais votado, eu já me classifiquei direto para a final”, explica Ariel.

Ariel nunca tinha comido
e nem feito bacalhau
Com a vaga na final, Ariel precisou se preparar para o grande dia, que aconteceu no dia 27/05. “Foi feita uma reunião uma semana antes da final com os finalistas e descobri que teríamos que fazer um prato onde o destaque precisaria ser o bacalhau. Na hora, fiquei desesperado por nunca ter comido e nem feito o bacalhau; ali achei que não teria chances… No mesmo dia, à noite, eu disse que não seria assim, estudaria e criaria um prato a altura de uma final de um concurso de gastronomia”, conta.
A intenção de Ariel foi inovar, trazer algo especial e uma combinação que se destacasse no programa. “Comecei a ler, ver vídeos e conversar com todas as pessoas que eu sabia que conheciam sobre o bacalhau. Fiz uma lista com todos os ingredientes que combinavam com o peixe e, a partir disso, fui vendo o que dava pra fazer com cada um deles, fugindo do óbvio. A princípio, eu faria um mil folhas de batata com um purê de pimentão e o bacalhau assado… Quando montei o prato, não gostei da apresentação, não ficou legal”.
Com ainda mais vontade de inovar, o cosmopolense não desistiu e resolveu experimentar uma nova forma, acrescentando novos ingredientes. “Foi aí que eu tive a ideia de acrescentar esse purê de pimentão na massa fresca, e ficou muito bom. Eu estava fazendo uma imersão em São Paulo, quando enviei a receita para a produção; não tinha testado o prato pronto, só tudo separado. Mas sabia que a combinação seria perfeita”, detalha.

Final do ‘Tá Combinado’
O dia da final estava cada vez mais perto e, com a receita pronta, Ariel foi para o desafio, que aconteceu na cozinha do curso de Gastronomia da PUC-Campinas, no campus I. De acordo com o cozinheiro, ele não estava confiante no momento em que foi para o programa. “No dia da final, até chegar na PUC, local onde aconteceria o concurso, eu não estava tão confiante, acho que é normal do nervosismo mesmo… Mas, assim que entrei para cozinhar, tudo mudou. Coloquei na cabeça que eu seria o campeão e surpreenderia os jurados com as técnicas usadas e o sabor que meu prato trazia. Apesar de todo nervosismo, foi uma experiência maravilhosa participar do concurso e ainda mais ser reconhecido como o melhor prato. Saber que o que você fez, agradou os jurados é muito gratificante. A equipe toda do concurso deixou todos nós muito à vontade e isso ajudou bastante”.

Dever cumprido
A espera do resultado foi tensa, porém, Ariel sabia que tinha dado o seu melhor. “Quando anunciaram meu nome, foi uma sensação de dever cumprido, de que valeu a pena ter ficado até de madrugada estudando, vendo vídeos no YouTube. Acredito que, por eu nunca ter comido o bacalhau, fez com que eu pensasse totalmente fora da caixa, e inovando na criação do prato. Eu fiz uma massa fresca de pimentão, papillote de bacalhau, tomates confit e, pra finalizar, um pó de azeitona preta. Ficou perfeito. Quero agradecer a todos envolvidos no projeto, minha família, meus amigos, meus clientes e a minha namorada que está sempre ao meu lado, me apoiando em tudo que eu faço, acreditando em mim sempre” conclui.

Prêmio de reconhecimento
“Eu dei uma entrevista para o canal eitv e o Comendador Carlos Duó assistiu, se sensibilizou com a minha história e decidiu me presentear com um cheque no valor de 10% do prêmio do concurso. Como o prêmio é em vale-compras, ele quis me dar em dinheiro para eu gastar como quisesse.
Fiquei muito surpreso e feliz, ele reconheceu meu esforço. Aproveito para agradecer, mais uma vez, ao Comendador”, conta.

Receita de bacalhau com massa fresca de pimentão

Ingredientes:
Papillote de bacalhau
4 lombos de bacalhau dessalgado Gadus Morhua
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 cebola
1 cabeça de alho
Ervas frescas (alecrim, louro, tomilho e manjericão)
1 pimenta dedo de moça
100 g de azeitona preta
1 limão siciliano
1 litro de azeite Gallo
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Papel alumínio

Modo de preparo:
Comece lavando os lombos e secando com um papel toalha. Se necessário, tire a pele e espinhos. Reserve.
Com o papel alumínio, faça 4 retângulos com bordas altas. Corte todos os vegetais em rodelas finas e divida entre os retângulos, acrescente um ramo de cada erva fresca, o bacalhau, um 1/4 da pimenta sem sementes e cubra com azeite. Finalize com sal e pimenta do reino e feche as bordas dos retângulo, fazendo com que fique totalmente vedado. Asse a 200° por 40 minutos.

Massa fresca de pimentão
Ingredientes:
Massa:
600 g de trigo Adria
3 ovos Mantiqueira
50 ml de água
Sal
100 g de lascas de amêndoas
Extrato:
2 pimentões vermelhos
Sal
Água

Modo de preparo:
Comece fazendo o extrato de pimentão. Coloque os pimentões em chama alta e deixe queimar. Após isso, lave em água corrente e retire toda a casca. Corte em cubos e reserve .
Em uma panela, aqueça a água com sal e, quando ferver, adicione os pimentões e cozinhe por 5 minutos. Coe e bata no liquidificador com um pouquinho da água até virar uma pasta. Passe na peneira para que fique bem liso e dar ponto na massa.
Agora em uma tigela, coloque os ovos, a água, o extrato de pimentão, um pouquinho de sal e misture bem. Vai acrescentando o trigo aos poucos até ficar uma massa lisa e homogênea.
Abra em cilindro de massa e corte em fatias finas.
Deixe a massa descansar por 30 minutos e cozinhe em água fervendo com sal, até ficar al dente. Aqueça uma frigideira, coloque a manteiga de ervas e salteie o macarrão. Finalize com lascas de amêndoas

Manteiga de ervas:
Ingredientes:
100 g de manteiga sem sal Président
Ervas frescas a gosto
Sal
Papel film

Modo de preparo:
Reserve a manteiga em temperatura ambiente e aguarde até que ela fique em ponto de pomada. Enquanto isso, pique as ervas bem fininhas. Misture todos os ingredientes e faça uma espécie de bastão no papel film. Volte para a geladeira até que fique firme novamente. Reserve.

Pó de azeitona preta
Ingredientes:
100 g de azeitona preta

Modo de preparo:
Retire os caroços da azeitona e leve ao forno em fogo baixo até que elas fiquem secas. Desidratadas. Após isso, bata em um mix até virar um pó e depois passe na peneira. Reserve.

Montagem do prato:
Com um pegador, pegue o macarrão e faça uma espécie de ‘montanha’ no prato, coloque o lombo de bacalhau em cima regue com o próprio azeite usado para assá-lo e finalize com o pó de azeitona preta.