Cosmopolense conquista o título de Miss Brasil Juvenil

“O bonito mesmo é ser você. Gosto de andar de maneira simples na rua, o que muitos questionam pela minha posição, mas eu não me importo. Gosto de ser eu mesma e isso faz toda diferença”

A jovem Rafaela Bussamara (18) conquistou o título de Miss Brasil Juvenil no último sábado (23). O evento aconteceu em Águas de Lindóia, no Thermas Hot World, durante todo o fim de semana.
Segundo a Miss, as representantes de cada estado foram apresentadas durante um jantar na sexta-feira (22), e o evento, que contou com desfiles de trajes, aconteceu no sábado (23). “Após os desfiles, todos presentes no recinto foram jantar, enquanto apuravam-se os votos. No fim da noite, divulgaram a vencedora e, para minha felicidade, tratava-se de mim”, comenta.
Para Rafaela, um dos pontos altos de sua performance no Miss Brasil foi o desfile de trajes típicos. O concurso exigia que cada participante desfilasse com roupas típicas de seu estado e a jovem cosmopolense optou por mostrar a diversidade paulista. “Eles me perguntaram o motivo da escolha daquele traje e eu expliquei que, além da diversidade, quis mostrar que, mesmo nunca tendo sido reprimida por ser hétero, perdido uma vaga de emprego por ser branca ou discriminada pela minha religião, sou embaixadora da paz e, principalmente, porta voz de uma cultura e tenho como dever impor visibilidade às minorias”, explica a jovem.
Apesar de vencedora, Rafaela afirma que um evento como este sempre a deixa um pouco apreensiva. “Nunca podemos deduzir se vamos ou não vencer. Vai muito do que os jurados estão procurando e do seu dia. Às vezes, estamos em momentos péssimos e isso influencia muito no desempenho. O máximo que se deve fazer é manter a calma e mostrar confiança e simpatia”, explica.

Do início
Por mostrar grande timidez, Rafaela não pensava em participar de concursos de beleza. “Eu não sabia nem falar em público antes (risos). Foi então que a Rosemary Conforto, que já havia realizado diversos eventos na cidade, me convidou para participar do concurso de Rainha da Festa do Imigrante, em 2013. Eu achei que não teria coragem nem de entrar no palco, mas topei e finalizei a noite em 4º lugar. Foi assim que quis dar continuidade. Esperei o Miss Cosmópolis, e, com idade limite, consegui o primeiro lugar em categoria juvenil”, explica a jovem.
Logo em seguida, a jovem foi representar a cidade no Miss São Paulo, em 2017. Vencedora de mais um concurso, Rafaela Bussamara passou então a se dedicar ao Miss Brasil Juvenil, que conquistou com maestria.
E para ela, o universo de concursos não se mostra algo simples, sendo necessária grande insistência. “Muitas garotas perdem o primeiro concurso e já desistem, mas não deve ser assim. É normal perder, é normal errar, ter vergonha, não saber o que vestir, mas tudo isso se aprende com a experiência. Com o tempo, virão as vitórias”, afirma.
Com relação a pressão estética, Bussamara afirma não deixar isso atingi-la. “O bonito mesmo é ser você. Gosto de andar de maneira simples na rua, o que muitos questionam pela minha posição, mas eu não me importo. Gosto de ser eu mesma e isso faz toda diferença”, continua.

Planos futuros
Hoje, a Miss vem realizando um curso técnico em estética, algo que afirma adorar. Quanto ao universo de concursos, ela diz que passará a se preparar para a categoria adulta no Be Emotion da emissora de televisão, Band. “Vou iniciar um curso de inglês, que é um dos requisitos, e me preparar bastante. Após isso, voltarei ao início; Miss municipal, estadual, nacional e, quem sabe, mundial”, conclui.