Cosmopolense conta sobre sua experiência corporativa e estudantil em Londres

Felipe se mudou inicialmente para o Reino Unido para trabalhar e, hoje, conquistou uma bolsa de estudos em uma universidade local

https://www.instagram.com/comendadorcarlosduo/

Felipe Fiorentini Silva, um jovem brasileiro que escolheu Londres como seu novo lar, compartilha um pouco sua jornada de mudança para o Reino Unido em busca de uma vida melhor e de novas oportunidades.
“Morar no Reino Unido era um sonho antigo. Desde muito novo, eu sabia que queria conhecer o mundo, estudar fora e vivenciar novas culturas, mas sempre fui particularmente impressionado por Londres”, conta Felipe. Ele inicialmente planejava mudar-se para a Itália para obter sua cidadania pouco antes do início da pandemia em 2020, mas acabou escolhendo Londres como seu destino final.
“Cheguei aqui em meio ao lockdown e à Covid-19. Foi uma adaptação não só à cultura em si, mas também a toda uma nova situação”, conta Felipe sobre seu processo de adaptação à vida em Londres.
Um dos maiores desafios que Felipe enfrentou foi o idioma. “Quando você não tem um domínio muito grande e não consegue se fazer ser entendido e se expressar com precisão, sua vida acaba sendo muito mais difícil”, explica. No entanto, ele destaca a importância de estudar e se qualificar em um novo país, mesmo quando o objetivo inicial é buscar uma vida melhor.
Atualmente, Felipe está cursando “Global Business Management with Foundation Year” em uma universidade em Londres. Ele enfatiza a flexibilidade do sistema de ensino, que permite que ele estude apenas duas vezes por semana e continue trabalhando enquanto completa sua graduação.
“O momento mais marcante que tive aqui foi quando minha esposa chegou. Eu sempre tentei ir ao Brasil pelo menos uma vez ao ano, e em uma dessas vezes reencontrei uma paixão de infância que muito rapidamente se tornou amor”, conta Felipe sobre um dos momentos mais especiais que viveu em Londres.
Sobre a interação com estudantes e pessoas locais, Felipe percebe a diversidade cultural de Londres como uma experiência enriquecedora. “Cada dia é uma oportunidade nova de aprender algo novo”, diz ele.
Ao comparar o sistema educacional em Londres com o do Brasil, Felipe destaca diferenças significativas, como a estrutura física das escolas e a obrigatoriedade do ensino para as crianças, bem como o sistema de ensino superior, que é pago, mas oferece financiamento estudantil para residentes legais.