Cosmopolense cria canal na Internet para pregar a união de mulheres

Nos vídeos, Darlene Santos utiliza mensagens bíblicas, conta suas histórias, testemunhos e encoraja suas seguidoras para enfrentar situações do dia-a-dia

Na era da tecnologia, obter engajamento em relação a lutas sociais se tornou muito mais fácil. Qualquer grupo pode se comunicar da maneira que bem entender, representando a grande diversificação da internet hoje em dia. No caso de Darlene Santos, de 35 anos, ela usou os recursos disponibilizados pela internet com o intuito de criar um canal direto de comunicação com outras mulheres.
No YouTube, ela produz vídeos há cerca de 1 ano. Ela diz que criou o canal com o intuito de encorajar todas as mulheres. “Nós todas temos potencial, qualidades… e algumas delas não sabem disso, algumas até se rebaixam, não conhecem suas próprias qualidades.”
A mensagem do canal “Mulheres Power” é a de que todas as mulheres são importantes e possuem um valor imensurável para a sociedade.
Em todos os vídeos, Darlene busca utilizar mensagens bíblicas, contando suas histórias, testemunhos, e as encorajando em situações do cotidiano feminino, como: relacionamento abusivo, sexualidade, aborto, vício, casamento e entre outros temas.
O que a fez criar o canal foram exemplos de vida de outras mulheres guerreiras próximas a ela, como sua mãe, e tem o objetivo de inspirar seu público com essas histórias de superação. Darlene revela que o canal foi uma forma de escapar da depressão (doença que a fez abandonar seu antigo emprego), fazendo com que outras mulheres fossem incentivadas, a partir de seu exemplo.
A criadora de conteúdo diz que não é psicóloga, por mais que queira cursar a faculdade no futuro; mas, participa ativamente da vida das mulheres que a assistem. Ela diz que algumas acabam ligando para desabafar sobre algum problema de dentro de casa: alguma briga, discussão, às vezes envolvendo problemas com drogas e até agressões físicas.
Antes da pandemia, Darlene visitava regularmente as casas dessas mulheres, fazendo com que, hoje, tenham uma grande proximidade. Ela também trabalha com doações, provendo cestas básicas, móveis e outros itens fundamentais para suprir a necessidade da família de suas ‘amigas’, que, em seu canal, são carinhosamente chamadas de “meus amores e minhas amoras”, o que representa o nível de proximidade entre elas e a importância de cuidar de cada uma no dia a dia.