Cosmopolense cria peças de artesanato com pneus usados

Maior fonte de inspiração que alguém pode ter é a natureza, presente no quintal da casa e patrimônio de sua família há décadas

A história de Ermison José Ambrósio é como a de muitos, que mesmo em meio a adversidades, perseveram e buscam alternativas criativas para sobreviver. O artista trabalhou numa empresa por vinte anos, mas devido à crise, foi dispensado. Aos 44 anos de idade, ele se via desempregado, e com uma família para sustentar.
A atividade já era realizada por ele antes, a fim de gerar um dinheiro extra no fim do mês, complementando seu salário obtido na empresa.
Ele e sua mulher, Andreia Ambrósio, possuem a maior fonte de inspiração que alguém pode ter: a natureza, presente no quintal da casa e patrimônio de sua família há décadas. O casal cultiva diversas espécies de plantas e também cria animais. O contato com o meio-ambiente faz com que Ermison se sinta “próximo a Deus”, como é dito por ele. “A natureza é o espelho de Deus, e Ele é a minha fonte de inspiração; não preciso procurar Deus, eu moro com Ele”, diz.
O jeito simples e extrovertido e a personalidade sincera e espontânea espelham o modo de vida “caipira” no qual foi criado. O contato com a natureza simboliza felicidade para ele, que, diferentemente da maioria das pessoas, presas na tecnologia, vê a vida nas coisas mais simples, baseadas nos conhecimentos passados pelos mais velhos, pela família e pelos amigos.
O artesanato tem como principal matéria-prima, pneus usados, cedidos pela Prefeitura, e também adquiridos na rua, aproveitando todos os recursos que vêm à sua vista. As criações são praticamente infinitas, desde bancos, mesas, utensílios utilitários até itens decorativos, simulando principalmente animais. A matéria-prima é fonte de inimagináveis criações por parte de Ermison, que equilibra perfeitamente sua realidade, o ambiente em que vive e as expõe em sua arte única.

Ermison aceita encomendas pelo número (19) 99642-4670