Cosmopolense é aprovado em três grandes universidades do estado

O estudante João Pedro Morelli, 18 anos, foi aprovado em três grandes universidades do estado de São Paulo. O jovem conseguiu vaga na Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (UNICAMP) e Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) para a graduação em Arquitetura.

Ex-estudante do Colégio Objetivo, em Cosmópolis, João Pedro conta que, ao contrário do que muitos dizem, para ele, não se viu necessária uma rotina exaustiva de estudos. “Se quisermos chegar a tal posto, temos que estudar, não há outro jeito. Mas, não é preciso fazê-lo o dia inteiro. O segredo é separar um horário do dia, em torno de duas a três horas, e focar no que deve ser estudado”, afirma.

“Acabei optando pela UNICAMP. A princípio fiquei indeciso entre ela e a USP. Pela qualidade, acredito que não haveria grande diferença, mas, pela proximidade, escolhi ficar em Campinas”, explica João.

E o sonho de cursar Arquitetura se mostrou presente na vida de João Pedro ainda muito cedo. “Desde os 12 anos de idade, pensava em seguir a área. Conforme fui crescendo e entendendo esta e outras profissões, percebi que não queria nada que não fosse arquitetura”.

E para a mãe do jovem, Monica Cataldi Morelli, a conquista do filho é motivo de grande alegria. “O João é um menino muito dedicado e focado. Sempre teve certeza do que queria e nós também tínhamos certeza que ele chegaria a um lugar bom, pois, sempre sonhou com isso, alimentando e trabalhando para alcançá-lo”, conta.

“Eu e meu marido sempre fomos muito participativos na vida dele e do irmão. Desde comprar material a buscar na escola e estar sempre à disposição deles. Inclusive, meu marido o acompanhou em todas as provas e ficou esperando até o final. Acho que isso faz toda a diferença”, afirma Monica.

A mãe ainda ressalta a importância de se manter presente na vida dos filhos. “Víamos que, desde pequeno, o João tinha talento para a área, por isso, incentivamos. Ele sempre gostou de desenhar, projetar carros e casas, não havia outra coisa que se encaixasse mais ao perfil dele”, pondera. “Como pais, devemos ajudar e direcionar nossos adolescentes de acordo com o que eles gostam e fazem de melhor”, finaliza.