Cosmopolense está à frente de projeto de evangelização direcionado para público infantil

Ideia surgiu com a necessidade de um ambiente em que as crianças pudessem entender mais da palavra de Deus, com uma linguagem adequada

Raquel Balarin é responsável pelo ADMKids

O número de evangélicos no Brasil cresceu cerca de 61,5 por cento em dez anos, com 16 milhões de novos fiéis, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, inúmeras crianças acabam acompanhando os pais nos dias de culto. Raquel Balarin, de 43 anos, é responsável pelo projeto de criação da ADMKids Assembleia de Deus – Madureira KID’S e evangelização de crianças na cidade de Cosmópolis.
Raquel explica que, em 2017, o projeto para a igreja infantil começou a ser desenhado. “Em 2017, olhando para as necessidades das nossas crianças em terem um lugar só pra elas estarem louvando e adorando o nome do Senhor, vendo que o culto de adulto não era atrativo a elas e muitas até dormiam nos cultos, com a bênção dos nossos pastores Pr. BALARIN e Pra. Maria, juntamente com Departamento Infantil da época e da igreja, começamos a trabalhar para a construção da ADMKids Assembleia de Deus – Madureira KID’S. Em Outubro de 2021, a igreja foi inaugurada para as crianças”, conta.

Inclusão
“O Departamento Infantil em nossa igreja já existe há 51 anos, que sempre teve um olhar especial voltado às crianças. No total, no nosso campo, temos em torno de quase 400 crianças”, explica Raquel. Para além do trabalho infantil, a igreja tem feito a diferença na inclusão de todas as crianças. “Em nossa Igreja Infantil, também recebemos crianças com TEA – Transtorno Espectro Autista. Temos cinco em nossa igreja e temos um tido um retorno muito grande desses pais em satisfação e evolução das crianças. Estamos em fase de adaptação para também receber crianças PcD (Pessoa com Deficiência)”, explica Raquel.
Os cultos infantis seguem o mesmo formato da igreja, mas em uma linguagem para que as crianças possam entender e se entreterem. “Seguimos a mesma liturgia dos cultos de adultos, oração, palavra, louvor, oportunidades, testemunhos. Claro que tudo isso adaptado para a faixa etária de 4 a 11 anos.Temos em nossa equipe algumas pedagogas, professoras com especialidades nestas áreas. E por trás do nosso Departamento, que é formado por uma equipe de 23 pessoas, temos também o apoio de psicólogas, neuropsicóloga e terapeuta”, conta.
Para a inclusão de todos, a igreja já está contando com aulas de libras, para que, num futuro próximo, os cultos possam ser ainda mais inclusivos. “No dia 2 de Abril, que é o dia Mundial da Conscientização do Autista, teremos um culto especial dentro da Catedral, abordando a importância da inclusão na igreja. Já estamos tendo aulas de Libras para que também possamos receber crianças com deficiência auditiva. Nossa igreja é inclusiva em um todo e tem o maior prazer em receber a todos. Jesus veio para todos, Jesus era inclusivo, não fazia distinção de nenhuma pessoa”, enfatiza Raquel.

Cultos infantis
Os cultos acontecem aos domingos, às 19h; quartas-feiras, às 18h30; e também no 1º sábado do mês, às 18h45. “Trabalhamos com temas específicos a cada mês e também são repassados às nossas congregações para que sigam o mesmo projeto. No nosso próximo tema, trabalharemos a “Páscoa”, ensinando às crianças o verdadeiro significado. Para participar, é só procurar uma pessoa do Departamento Infantil ou, quando chegar em nossa igreja, perguntar para as recepcionistas e elas encaminharão a sua criança até os cultos”, conclui Raquel.