Criador de conteúdo, publicitário e fotógrafo abriu seu canal em 2016 e compartilha dicas práticas de economia e inovações digitais, construindo uma relação de confiança e engajamento com seu público
Desde 2016, o YouTuber e fotógrafo Alex Coimbra se destaca na criação de conteúdo digital para o YouTube. Com um canal que junta mais de 450 mil inscritos e aborda temas como economia, tecnologia e finanças pessoais, ele traz dicas que auxiliam pessoas de diferentes perfis a economizarem e aproveitarem o melhor da tecnologia.
Formado em produção audiovisual, Alex começou sua jornada em 2007, criando vídeos para um site próprio e desenvolvendo uma linguagem visual que, mais tarde, seria essencial para o sucesso no YouTube. “No começo, o YouTube era um território mais livre e experimental, com poucas regras e muita improvisação”, conta.
Em 2016, ele decidiu focar na plataforma, que, um ano depois, se tornaria sua principal atividade profissional. Hoje, ele observa como o público valoriza conteúdos de qualidade e informa que, para se destacar, é preciso estar sempre atualizado.
Alex enfrentou algunsdesafios em sua trajetória, inclusive, ao abrir sua conta bancária como YouTuber. “Foi uma experiência bem curiosa! Na época, ‘YouTuber’ era uma profissão nova, e nem os funcionários da agência sabiam ao certo como me auxiliar a criar uma conta para receber pelos vídeos monetizados”, explica. O processo foi pioneiro em Cosmópolis e serviu de referência para futuras contas desse tipo na cidade. Esse primeiro contato com o universo financeiro despertou seu interesse por economia, que, mais tarde, se tornaria um dos focos de seu canal.
O sucesso de Alex é pautado por uma escolha cuidadosa de temas. “Esses são temas que sempre foram úteis para mim e que me interessavam de verdade”, explica. Dicas de serviços pouco conhecidos, que ajudam as pessoas a economizarem, são os vídeos que mais atraem engajamento. “Comecei a falar sobre esses assuntos no momento certo, enquanto eles ganhavam popularidade”, afirma, destacando a importância de apresentar serviços digitais acessíveis e inovadores para o público.
Ao longo do tempo, o canal de Alex foi se adaptando para englobar temas como bancos digitais, streaming e tecnologia em games. Sobre essa expansão, ele explica: “O canal passou por algumas transformações ao longo do tempo. Comecei focado em tecnologia, mas logo fui ampliando para falar sobre finanças e opções inovadoras”. Com o aumento de fraudes online, Alex passou a alertar seus seguidores sobre golpes e serviços de streaming. Esse compromisso com informações úteis que ganhavam cada vez mais espaço entre os consumidores fortaleceu a relação de confiança que ele tem com seu público, que vê nele uma fonte confiável de dicas valiosas.
Para aqueles que desejam trilhar um caminho parecido dentro do YouTube, Alex sugere dedicação e autenticidade. “Duas coisas são primordiais para quem quer ter uma presença relevante na plataforma: a primeira é falar sobre assuntos que a pessoa tenha interesse e conhecimento. A segunda é manter constância de produção”, recomenda. A periodicidade, segundo ele, ajuda a construir a confiança e a aumentar a presença no canal. Com a experiência de quem já ajudou diversas pessoas em consultorias particulares, Alex reforça: “O YouTube entrega o conteúdo de forma orgânica, desde que haja qualidade no material produzido”, finaliza.
https://m.youtube.com/alexcoimbra