Cosmopolense obteve sucesso em ‘vakinha’ para custear prótese de criança

Ação foi organizada pela mãe de Kaike, diagnosticado com osteossarcoma grau 4 com metástase no pulmão

Kaique Vitor da Silva Santos Tognoni, de 7 anos, foi diagnosticado com osteossarcoma grau 4 com metástase no pulmão no dia 28 de março de 2023. De acordo com a mãe, Michelly Vanessa da Silva Santos Tognoni, o filho começou a ter ter dores nas pernas “O Kaique começou com dores na perna direita. Fizemos um raio-x e levamos o maior susto com o diagnóstico, pois nunca imaginamos que poderia ser um tumor; foi um choque para a família”, explica.

Laudo médico

Com o susto, a mãe conta que o sentimento deixava o menino muito aflito. “No começo, ele ficou bem preocupado, perguntava se era grave e fazia várias perguntas. A vida dele mudou do dia para a noite, teve que parar de andar, brincar, ir a escola e ficava só na cadeira de rodas. Tinha risco de fraturas no osso da perna…Mas ele sempre foi um menino sorridente e levou isso o mais leve possível”.
Michelly explica que os cuidados com o filho são redobrados, precisando de mais atenção em alguns ponto. “Pessoas oncológicas precisam de alguns cuidados especiais, como cuidar da higiene bucal, que pode dar feridas na boca; da pele que fica ressecada; remédios para vômitos. Tudo isso sai caro no final. Fora as idas e vindas do hospital”.
Kaique tem apenas sete anos e a mãe conta que o tratamento vem sendo eficaz para o garoto e as chances de melhora são cada vez mais reais. “Tem uma chance grande de cura por ele ser criança ainda. O tumor regrediu bastante com as quimioterapias que ele está fazendo. O tratamento está dando certo”.

Vakinha

A família iniciou a vaquinha ao descobrir que o convênio médico não cobriria o custo da prótese de Kaique. “Assim que recebemos a notícia, pensamos em uma vakinha. Minha cunhada jogou nas redes sociais e começamos a fazer a campanha. No dia 06 de julho, começou e, em menos de 24h, a gente já tinha arrecadado o valor a mais do que a meta”, conta.
“Jamais imaginamos tudo isso. Até quando a gente resolveu fazer a vakinha, achei muito em cima da hora, acreditei que não iria dar tempo de bater o valor. Mas, de uma hora para outra, vimos todos compartilhando, nunca imaginei toda essa repercussão. Ficamos muito felizes por tudo! Como Deus tem abençoado essa vaquinha. De acordo com a mãe, o valor arrecadado pela vakinha foi de mais de R$100.000,00. E vai custear a prótese que ele precisa usar na perna. O câncer que está localizado no osso do fêmur deu una boa diminuída e agora eles tiram aquele pedaço do osso afetado e colocam essa prótese”.

Agradecimento

Com a repercussão da vakinha, a família se sente extremamente grata pelo apoio . “Eu e a minha família agradecemos muito todos que colaboraram na vakinha. Ficamos muito felizes por cada um que compartilhou, ajudou de alguma forma. Minha família agradece imensamente”!