Cosmopolense vem ganhando o país com os trabalhos em Patchwork

A tradução literal de patchwork é “trabalho com retalho”. Esta é uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados e que, aliados ao amor de um bom artesão, rende lindos trabalhos, peças e bonecas ricas em beleza.

Talento
Rosangela Perucci, carinhosamente conhecida como Rose em Cosmópolis, é Artesã e Professora. Há 12 anos, trabalha com patchwork e, de acordo com a profissional, durante toda sua vida, se identificou com esse trabalho manual. “Desde criança, já fazia minhas próprias bonecas e me interessava por trabalhos manuais. Como sou filha de uma costureira muito talentosa, a costura sempre esteve presente na minha vida e, aos poucos, esse trabalho foi enriquecido, com muito carinho pelo que faço”.

Reconhecimento
Os trabalhos caprichosos de Rose têm chegado onde, segundo ela, nem a própria artesã imaginava alcançar. “Hoje, tenho feito workshops por várias cidades do interior de São Paulo e também outros Estados, como Rio de Janeiro e Santa Catarina. Os trabalhos postados nas ‘lives’ das redes sociais têm sido acessados por pessoas de todo país, além de outros países, como Estados Unidos, Itália, França, Canadá, Portugal”.

Visibilidade
Rose tem tido participações espaciais na TV, o que tem repercutido ainda mais seu trabalho e representando a cidade de Cosmópolis, de forma virtual, para o mundo. “Através das ‘lives’ no programa Ateliê na TV, em parceria com Cris Mazzer Tecidos, ao vivo no Facebook ou pela Rede Vida, a repercussão tem sido muito positiva. Recebemos mensagens e recados de pessoas de todo Brasil, até mesmo do exterior, interessadas no trabalho e querendo conhecer mais sobre o Patchwork. O trabalho vem crescendo cada dia mais e estou muito feliz diante de toda essa repercussão do trabalho que é feito com muito carinho”.

Entrevista
Gazeta de Cosmópolis: Como você acha que os trabalhos manuais podem ajudar na vida das pessoas?
Rose Perucci: “Além de ser uma fonte de renda, seja complementar ou como atividade principal, é um trabalho onde flui a criatividade, em que se faz muitas amizades. Além de possibilitar a autorrealização, é gratificante encontrar pessoas que valorizam o esforço e o carinho com que os artesãos produzem cada peça”.

Gazeta: Em Cosmópolis, esse trabalho já ganhou muitos adeptos?
Rose Perucci: “Sim! Tenho várias alunas muito talentosas produzindo Patchwork de alta qualidade, além de várias clientes especiais na cidade”.

Gazeta: Como e onde os interessados em aprender essa arte podem buscar informações?
Rose Perucci: Meu trabalho está disponível para visualização nas redes sociais, pelo Facebook Rose Perucci, pelo Instagram @peruccirose e também em meu ateliê em Cosmópolis.

Mensagem aos artesãos
“Cada peça é única. Dedique-se, aperfeiçoe sempre suas técnicas, invista na qualidade dos materiais utilizados, isso enriquece o trabalho”.