No show de Roger Waters, ex-integrante da banda Pink Floyd, que ocorreu no dia nove de Outubro, houve uma manifestação do cantor sobre o atual cenário político brasileiro. Durante essa manifestação, um cosmopolense, que assistia ao show, fazia uma transmissão ao vivo pelo Facebook. O vídeo acabou circulando pela internet, assim tornando-se um viral.
O cosmopolense Douglas Franco, mais conhecido como ‘Pardal’, já havia ido ao show do músico Roger Waters em 2002 e 2012 e, no dia nove de outubro deste ano, foi novamente. “O show dele é perfeito. A pirotecnia é fantástica. As letras de suas músicas são voltadas para polêmicas subjetivamente”, comenta Douglas sobre o cantor.
Ele ainda complementa que “o Roger Waters é um ativista, mas, em outros shows, ele nunca mencionou diretamente. Naquele momento, o povo não queria saber de política ou ideologia, e sim, assistir seu show. Eu acho que muitas pessoas estão saturadas do assunto ‘política’, que são bombardeadas em todos os locais. O problema não é ele falar, já que os artistas são formadores de opiniões, o problema foi que algumas pessoas começaram a vaiar e, assim, impedindo a continuidade do show. Nisso, as pessoas começaram a se ofender, a discutir e distribuir agressões verbais em todos os locais no show. Aquele não era o momento, local e ambiente. Acho que, naquele momento, o povo não queria saber de política”.
Repercussão
Para Douglas, foi uma surpresa toda a repercussão de seu vídeo. “Eu estava fazendo várias ‘lives’ no Facebook para os amigos e, inclusive, saiu essa naturalmente. Quando acordei na quarta-feira de manhã, vi diversas mensagens de pessoas que eu não conhecia, muitas pessoas mesmo. As pessoas co
meçaram a dizer que eu estava famoso e que meu vídeo estava repercutindo, que pessoas de outros países tinham mandado o vídeo dele. Quando entrei no YouTube, me assustei, o vídeo estava em 17º das publicações sobre o assunto. Foram as pessoas que colocaram o meu vídeo lá, não eu. São mais de cinco milhões de visualizações. Foi absurdo. Apareci em diversos sites de notícias”, conta.
Acidente da TAM em 2007
Douglas já tinha estado em evidência antes, quando houve a queda do avião da TAM, em 2007, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Ele estava próximo ao local, filmou e forneceu a imagem para a Rede Globo. “Já é a segunda vez que um vídeo meu viraliza; na época, foi na Rede Globo, mas é diferente, eu já esperava; foi assinado até um termo. Mas, nesse caso, não. Até agora, tem gente reconhecendo a minha voz no vídeo. Fiquei pasmo quando soube que havia uma ferramenta para pegar um vídeo do Facebook. Ninguém imaginava um cara de Cosmópolis viralizar, já que havia milhares de pessoas no show e, com certeza, outras pessoas filmaram. Acho que o que tornou viral foi o fato de ter a minha voz de fundo, dando minha opinião sobre”, esclarece.
Fã de Roger Waters
“Não deixarei de ser fã do Roger Waters, sou fã de carteirinha. Se ele vier ao Brasil novamente, verei o show, sem dúvida. Contudo, ao meu ver, o ato, naquele momento, não foi muito legal por conta do atual cenário político que o país vive hoje”, conclui.