Cosmopolenses fazem Caminhada pela Fé até Aparecida ‘do Norte’

Peregrinos enfrentaram grandes desafios durante o percurso até a cidade destino

A cidade de Aparecida, localizada no Vale do Paraíba, é um dos mais tradicionais destinos de peregrinação do país. Dessa forma, o município recebe romeiros desde o século XVIII, quando surgiu o culto à Nossa Senhora Aparecida, por meio de uma pequena imagem mariana em terracota, encontrada nas águas do rio Paraíba em 1717. A mais famosa rota de peregrinação à Aparecida é conhecida por Caminho da fé.

Caminhada pela Fé
O grupo Caminhada Pela Fé realizou o percurso de São Paulo até a cidade de Aparecida, com início no dia 08 de Outubro e chegada no dia 12, totalizando 180 km de peregrinação.
Entre os integrantes de Cosmópolis, estavam cinco pessoas: Douglas Franco; José Rubens; Izabela Uzun; Gilberto Mendes e Jailton Santos.

Para agradecer
Douglas Franco, um dos peregrinos morador de Cosmópolis, conta que o objetivo principal da caminhada é agradecer Nossa Senhora Aparecida. “Pedimos sempre durante o ano todo e agradecemos pouco”, fala.
No decorrer do caminho, passaram por alguns desafios. “Primeiro, sem dúvidas, são as bolhas que vão aumentando nos pés, no dia a dia, após cada percurso. A chuva também estava presente. Por conta disso, o esforço acaba sendo ainda maior. Além disso, em certos lugares, o chão ficou escorregadio, trazendo risco de acidente”, conta Douglas.
Segundo ele, quando o grupo chegou ao destino, participou da missa de agradecimento e depois ocorreu a despedida. “Fizemos um encontro já em Aparecida, a 3 km do Santuário, e depois seguimos em Romaria até a Basílica”, completa.

Determinação
A Engenheira Civil Izabela Uzun conta um pouco da sua experiência no trajeto até a cidade. “Todo o percurso é desafiador. Foram dezesseis bolhas nos pés, insolação, febre, dor muscular, mas, em nenhum momento, passou pela minha cabeça desistir. Pelo caminho, encontramos pessoas em situações muito mais desfavoráveis e com uma determinação incrível; elas e nossa fé nos fortaleciam a seguir em frente”.
Ao fim da caminhada, o sentimento dos peregrinos é de gratidão. “A maior emoção, com certeza, é no último dia, quando adentramos na cidade de Aparecida e temos a visão da Basílica. A fé se renova e a emoção é enorme. Além do gigantesco ato de fé, a experiência para a vida é única e incomparável”, conclui Izabela.