Cosmopolenses participam da Jornada Mundial da Juventude de 2019 aconteceu no Panamá

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) aconteceu no Panamá, de 22 a 27 de janeiro, com a presença do Papa Francisco. O tema da JMJ 2019 foi “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua palavra (Lc 1, 38)”. A JMJ foi instituída em 1985 pelo Papa João Paulo II, com o objetivo de favorecer o encontro pessoal com Cristo.
Jovens de todo o mundo se encontraram com o Papa Francisco, em um ambiente festivo, religioso e cultural, que “mostra o dinamismo da Igreja e dá testemunho da atualidade da mensagem de Jesus”, relata Harielen Maria Leme Costa, de 21 anos, que participou da Jornada Mundial da Juventude. Ela afirma que participará outras vezes da Jornada. Para ela, “foi uma experiência de fé maravilhosa”.
A ideia da participação na JMJ partiu do Padre Ricardo. “O Padre Ricardo, que era pároco na igreja na época, propôs de montarmos um grupo da Paróquia e de pessoas de outras Paróquias que quisessem ir também. A partir daí, comecei a me organizar e pesquisar em relação a JMJ.
Eu não havia participado antes, e me me surpreendi muito. Foi além das minhas expectativas, é uma experiência maravilhosa, cheia de emoção.
É muito bom ver que jovens do mundo todo se reúnem para provar do mesmo amor de Deus e compartilhar a alegria de estar lá junto com nosso querido Papa Francisco, que tanto acredita na juventude da igreja”, explica Harielen sobre como conheceu a JMJ.
O Padre Diego F. Humeniuk, da Paróquia Santa Gertrudes, explica que “a Jornada acontece todos os anos, sempre com um tema e um foco diferente para causar reflexão. O tema do ano foi sobre a Nossa Senhora Aparecida. A Jornada tem cunho missionário. Estávamos em um grupo de 22 jovens brasileiros, com, em média, 17 jovens cosmopolenses”, conclui.
Segundo Harielen, a relação entre os jovens que participam “é muito afetiva, é muito intensa. Mesmo sem conhecer uns aos outros, todos dividem o mesmo amor e a mesma alegria de estarem ali”.