Não é apenas o desemprego que vem mobilizando moradores da cidade de Cosmópolis, mas, também, a preocupação pela moradia. Na noite desta terça-feira (09), um grande número de cosmopolenses surpreendeu a Secretaria de Promoção Social do município pelo interesse no Programa Habitacional ‘Minha Casa Minha Vida’.
Por volta das 22 horas, muitas pessoas se reuniram em frente ao Centro do Bolsa Família do município, que fica localizado no cruzamento entre as Ruas 09 de Julho e Expedicionários. O motivo foi a distribuição de 200 senhas para a realização do cadastro e, em sequência, a inscrição para o programa ser realizada.
De acordo com uma moradora que estava na espera e preferiu não se identificar, o receio era que, além dessas duzentas pessoas, ninguém mais conseguisse se inscrever no Programa. “Soubemos que seriam distribuídas essas duzentas senhas para que o povo pudesse realizar o cadastro. Então, vieram todos em busca de uma, nem que isso custasse a noite em claro por aqui”.
Por volta das 23 horas, todas as senhas foram distribuídas e boa parte das pessoas presentes foi embora, esvaziando o local. Em contrapartida, algumas ainda permaneceram e outras começaram a chegar novamente na esperança de serem as primeiras atendidas na manhã desta quarta-feira (09) no Centro do Bolsa Família.
A Guarda Municipal esteve no local para acompanhar toda a movimentação e, por volta das 23h30, chegou a uma estimativa de aproximadamente 100 pessoas empenhadas em esperar pelo atendimento local durante toda a madrugada na calçada do órgão. Foi possível evidenciar, ainda, pessoas que chegaram com bancos, cadeiras e cobertores.
Em contato com a Secretária de Promoção Social, Thaís Vieira, ela explicou. “Foram distribuídas as senhas para o atendimento amanhã de manhã. Foram 200 senhas, porém, quem não recebeu a senha será atendido na quarta e quinta-feira no Ginásio de Esportes. Essas pessoas não ficarão sem o cadastro conforme alguns estão falando. Quem não tem o cadastro pode ir nesses dois dias no Ginásio de Esportes do município, onde, além da triagem, será realizada a inscrição para o Programa ‘Minha Casa Minha Vida’ normalmente”.
Thaís ainda esclarece: “Nós só pedimos para que eles viessem antes na Promoção Social para adiantar e evitar que todos esperassem muito tempo no Ginásio de Esportes, porém, como a demanda foi muito grande, tivemos que limitar o número de inscritos para que pudéssemos atender. Hoje, pela manhã, já houve grande quantidade de pessoas procurando pelo atendimento, porém, precisamos parar às 09 horas porque o sistema só funciona neste período das 06 da manhã às 09h. Inclusive, nesta quarta-feira, às 06 horas da manhã, já estaremos realizando os atendimentos”, finalizou.