Cosmopolenses requisitam melhorias na Pista de Caminhada da Raul Veroneze

A manutenção da pista de caminhada, instalada ao longo da Avenida Raul Veroneze até o Bosque das Nações, demanda dos atletas que utilizam o local, já foi objeto de requerimento por parte de vereador, endereçada ao Prefeito de Cosmópolis, José Pivatto.
O vereador Dr. Eugênio da Silva (PP), em duas oportunidades, encaminhou Requerimentos solicitando melhorias no local. Os dois requerimentos foram aprovados e encaminhados à Prefeitura.
Apesar dos requerimentos terem sido apresentados no início do ano, um deles em fevereiro e o outro, em abril, deste ano, ainda não foram realizadas alterações no local.
Além do requerimento para a manutenção, foi apresentado um projeto, de autoria do mesmo vereador, que faria a interdição aos domingos, pela manhã – das 7h às 12h – da Avenida Raul Veroneze, entre as ruas Ataliba de Carvalho e João Tonussi, incluindo todos os cruzamentos por esse trecho, para a prática de atividades físicas.
Procurada, a Prefeitura Municipal de Cosmópolis afirmou, em nota, que os estudos de viabilidade para implantação do projeto ainda estão em fase de elaboração.
Segundo a assessoria da Prefeitura, estes estudos envolvem múltiplas variáveis, como, por exemplo, o impacto de trânsito; o impacto orçamentário e a origem dos recursos utilizados na implementação; a opinião dos moradores do local e o impacto das medidas para a vizinhança.
E ainda afirmou que, por conta da complexidade dos temas envolvidos, ainda não há como estipular um prazo para a conclusão dos mesmos.
Referente a manutenção e limpeza do local, a Prefeitura informou que a capina e roçagem foi realizada no fim do mês de agosto e voltará a ser feita nos meses de outubro e novembro. Segundo a Prefeitura, o intervalo se deu por conta da estiagem, período onde a grama cresce mais devagar.
Já quando questionada com relação a grande quantidade de lixo depositada nas guias da rua e sobre o cronograma de varrição, a Prefeitura respondeu que “atualmente, são 10 equipes de varrição de rua, cada uma composta por duas pessoas. Porém, nem sempre todas as equipes estão disponíveis, devido a faltas (justificadas e não justificadas), licenças saúde ou férias das funcionárias”. Sendo assim, “por conta da mão de obra escassa, a escala é definida de acordo com a necessidade. Por isso, o serviço tem se concentrado em locais com grande circulação diária de pessoas – como a Avenida Ester – e que recebem eventos ou as feiras livres do município – como as Avenidas Marginal, Centenário do Dr. Paulo de Almeida Nogueira, e as Ruas Primeiro de Janeiro e Jacinto Hackel Fren Aun”.
Por fim, a Prefeitura afirmou que a “Secretaria Municipal de Serviços Públicos já está ciente da necessidade da varrição na Avenida Raul Veroneze e irá realizar a limpeza do local”.
A equipe da GAZETA de COSMÓPOLIS esteve no local e confirmou que havia sido feita a varrição, entretanto, cerca de 5 dias depois, o lixo já se acumulava ao longo da pista, próximo dos bancos e guias.
A manutenção da pista de caminhada é uma solicitação dos frequentadores do local, uma vez que, devido às suas rachaduras, buracos e sujeiras, já ocasionou acidentes e quedas dos praticantes da caminhada e corrida que utilizam o local.