Cosmopolenses voltam a estudar pela EJA e ingressam na universidade

Eduardo optou por fazer dois cursos: Agronomia e Biologia. Já Kleber escolheu Medicina Veterinária

O mercado de trabalho está cada dia mais concorrido e a graduação aumenta as chances dos candidatos na hora de ingressar na carreira profissional. Entretanto, milhares de brasileiros na fase adulta ainda buscam concluir o ensino fundamental e o médio. De acordo com o Inep, em 2020, havia três milhões de matrículas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Brasil.

Eduardo Augusto da Cunha, 19 anos

Os motivos para o abandono do ensino fundamental e médio podem ser diversos, entretanto, a maioria se dá pela necessidade de trabalhar. Eduardo Augusto da Cunha, de 19 anos, conta que deixou os estudos por um período bem breve. “Com 18 anos, acabei deixando a escola para trabalhar na marcenaria e também com outras responsabilidades que eu tinha, não dei conta dos estudos no ensino médio regular”.
O jovem sonhava ingressar na faculdade e, passados alguns meses após ele deixar o ensino médio regular, Eduardo ingressou na EJA, para dar continuidade ao seu sonho.
Eduardo explica que, junto com o sonho de ingressar na faculdade, vinha uma grande dúvida: qual curso escolher? “Eu era um rapaz muito indeciso em escolher o curso que iria fazer na faculdade. Cheguei à conclusão de qual curso faria quando entrei para trabalhar em um laboratório de manejo de resistência a fungicidas, na Syngenta, onde eu me encontrei profissionalmente. Então, decidi que faria agronomia”.O estudante de agronomia ainda incentiva outros jovens a buscarem o que deixaram de estudar para que se abram para as oportunidades. “Conhecimento é o único bem que ninguém tira de você. O conselho que tenho para as pessoas jovens, assim como eu, é que corram atrás dos seus sonhos. O momento é sempre o agora, esta é a hora de construir sua história através dos estudos”, conclui.

 

Kleber Carlos Liberato Venerando, 21 anos

O jovem Kleber Carlos Liberato Venerando, de 21 anos, teve uma história parecida com a de Eduardo. Ele também parou de estudar aos 18 anos por conta do trabalho. “Deixei os estudos com 18 anos, pois, na época, precisava trabalhar… Após dois anos sem estudar, voltei para conquistar um futuro melhor para minha família e realizar meu sonho”, afirma.
O estudante escolheu o curso de medicina veterinária e conta que está com a empolgação a mil. “Comecei esta fase muito empolgado, meu amor pelos animais e por ajudá-los estão me permitindo viver este sonho”, esclarece.

 

 

O vestibular
Eduardo e Kleber prestaram o vestibular para ingresso na faculdade. Eduardo comenta que foi cansativo. “Foi uma tarefa, muitas noites mal dormidas e dedicação em estudar sem parar…”, ele confidencia.
Eduardo prestou Agronomia no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP); Biologia na Universidade Paulista (UNIP); e também Direito no Centro Universitário de Paulínia; e decidiu ingressar nos cursos de Agronomia e Biologia, presencialmente no UNASP e EAD na UNIP.
Já Kleber explica que prestou o vestibular online do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e foi uma experiência muito boa ser selecionado.

Escola Estadual Célio Rodrigues Alves oferece EJA
Tanto Eduardo quanto Kleber estudaram o curso EJA na Escola Estadual Célio Rodrigues Alves. De acordo com a atual diretora, Valquiria Ittner Gagliardi, o Ensino para Jovens e Adultos iniciou em 2013, quando ela ainda era vice da diretora, Maria José Ferreira Nogueira, que atualmente está aposentada. “Em 2013, iniciou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno, na escola Célio Rodrigues Alves, oferecendo a qualificação para o ensino médio… Aos que têm interesse de concluir os estudos pela EJA, a Secretaria da Educação informa o período de inscrição, que pode ser realizada na Secretaria Digital, na Escola e também no Poupatempo”, conclui a atual Diretora.
Atualmente, o curso é dividido em três termos. Em média, são 40 alunos em cada termo.

Inscrição para EJA
A inscrição para o ano de 2023 pode ser feita na escola, que fica localizada na Rua dos Sorocabanos, no Jardim das Andorinhas ou pelo site:
https://sed.educacao.sp.gov.br/NCA/PreInscricaoOnline/login