Time é composto, pela sua maioria, de jogadores cosmopolenses
No próximo sábado, 25/11, às 18h, a equipe Cosmópolis Blue Wings enfrentará o Time São João na final da Associação Regional de Basquete (ARB), Série Prata, categoria Adulto. A partida será realizada em nosso município, na quadra do CAMP (Rua Santa Gertrudes, 1734).
Os Blue Wings voltam a disputar uma final da categoria sete anos depois de conquistarem o título da Série Prata da Liga Metropolitana de Basquete. Desde então, muitas mudanças ocorreram na equipe. Do elenco campeão, permaneceram apenas Felipe Braga, capitão da equipe, e o pivô Kelvin Mendes. O restante do time é composto por jovens que, em sua maioria, assistiam aos jogos das arquibancadas.
Com uma base formada praticamente 100% por cosmopolenses, o projeto se destaca pelo sólido trabalho nas categorias de base. Em 2023, em parceria com a Secretaria de Esportes de Cosmópolis, os Blue Wings participaram das categorias Sub11, Sub12, Sub14, Sub16, Sub18 e Sub21 da LMB. As categorias Sub14, Sub18 e Sub21 encerraram a fase de grupos da Série Ouro em segundo lugar e entram nos playoffs com boas chances de alcançar a grande decisão.
Esse trabalho consistente começa a se refletir na equipe adulta. Atletas como Thiago Forster (cestinha dos Blue Wings no campeonato), Emmanuel Pollak, Christian Pollak, Lucas Souza e Ruan Santos desempenham papéis cruciais no Sub21, enquanto Bruno Bastos, além do Sub21, divide suas atenções com o Sub18. Completam o elenco Pedro Junior, Marcus Vinicius e Pedro Bogado. Bogado, inclusive, foi o grande reforço do time no ano, vindo de São José dos Campos e com passagem pelo Coritiba Monsters, acumulando experiência na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), o maior campeonato de base do Brasil.
Para chegar às finais, os Blue Wings enfrentaram os piracicabanos Clube de Campo (CCP), XV, Basquete Gana e Tigres, além da Sanjoanense, Atibaia e do Time São João. Na primeira fase, a equipe terminou empatada em terceiro lugar com CCP e Atibaia, mas caiu para a quinta posição devido ao saldo de cestas. Na semifinal da Série Prata, os cosmopolenses venceram o Gana Basquete por 85 x 50 e agora enfrentarão o Time São João na final.
O histórico do confronto registra uma vitória para cada finalista. Jogando em casa, os Blue Wings venceram por 65 a 55, enquanto fora de casa o São João triunfou por 88 a 78. Portanto, a final também decidirá o desempate entre as duas equipes.
Espera-se um jogo equilibrado e emocionante, considerando a igualdade e os pontos fortes de cada grupo. Assim como os Blue Wings, a força da equipe está na juventude. O time é liderado pelo ala-armador Pio, atual cestinha do campeonato e forte candidato ao prêmio de MVP (Most Valuable Player – Melhor Jogador do Campeonato, em inglês), e pelo ala-pivô Evander, considerado por muitos o melhor da posição na região.
Apesar das qualidades do adversário, os Blue Wings entrarão em quadra com o apoio da maravilhosa torcida, sem dúvida a melhor de todo o campeonato, e com a união e o coração dos atletas.
Por Blue Wings